Deuteronômio, 16

Bíblia Ave Maria

8 Durante seis dias comerás pães ázimos e, no sétimo dia, dia em que não farás trabalho algum, haverá uma assembleia solene em honra do Senhor, teu Deus.




Versículos relacionados com Deuteronômio, 16:

Deuteronômio 16 é um capítulo que estabelece as instruções para as festas religiosas anuais de Israel, incluindo a Páscoa, a Festa dos Pães Asmos e a Festa das Semanas. Além disso, é enfatizado o princípio da justiça, através da indicação de juízes e oficiais imparciais, bem como a proibição da idolatria. Abaixo estão cinco versículos relacionados a esses temas, excluindo versículos de Deuteronômio 16:

Provérbios 21:3: "Fazer o que é justo e direito é mais aceitável ao Senhor do que oferecer sacrifícios." Este versículo destaca a importância da justiça e da retidão, valores que são reforçados em Deuteronômio 16.

Salmos 82:2-4: "Até quando julgareis injustamente, e tereis respeito às pessoas dos ímpios? Defendei o pobre e o órfão; fazei justiça ao aflito e ao necessitado. Livrai o pobre e o necessitado; tirai-os das mãos dos ímpios." Este salmo clama por justiça e compaixão pelos menos favorecidos, um tema presente em Deuteronômio 16.

Deuteronômio 17:8-10: "Se houver questão difícil entre homicídio e homicídio, entre causa e causa, entre ferida e ferida, em questões de litígio dentro das tuas portas, então te levantarás e subirás ao lugar que escolher o Senhor teu Deus; E virás aos sacerdotes levitas, e ao juiz que houver naqueles dias, e inquirirás; e te anunciarão a sentença daquele juízo. E farás conforme à sentença que te anunciarem no lugar que escolher o Senhor; e cuidarás de fazer conforme a tudo o que te ensinarem." Esse versículo complementa a instrução sobre juízes imparciais em Deuteronômio 16, reforçando a importância da justiça em disputas legais.

2 Reis 23:5: "E tirou os sacerdotes idólatras que os reis de Judá tinham estabelecido para queimarem incenso nos altos nas cidades de Judá, e ao redor de Jerusalém; como também os que queimavam incenso a Baal, ao sol, e à lua, e aos planetas, e a todo o exército dos céus." A proibição da idolatria em Deuteronômio 16 é um tema que se estende por toda a Bíblia, como nesse exemplo em 2 Reis.

Levítico 23:4-5: "Estas são as festas fixas do SENHOR, as convocações sagradas que vocês proclamarão no tempo certo. No primeiro mês do ano vocês celebrarão a festa de Páscoa." Este versículo menciona a festa da Páscoa, que é uma das festas religiosas estabelecidas em Deuteronômio 16.



Capítulos: