Ester, 10

Bíblia Ave Maria

9 Minha nação é Israel que invocou o Senhor e que foi salva; porque o Senhor salvou seu povo e nos livrou de todos esses males. Deus fez prodígios e maravilhas, como não fez semelhantes entre todas as nações.




Versículos relacionados com Ester, 10:

Ester 10 conclui a história de Ester com uma breve descrição do poder de Mardoqueu e sua posição na corte do rei persa. Os temas centrais deste capítulo são o triunfo de Mardoqueu sobre seus inimigos e a prosperidade de Judá sob o reinado de Artaxerxes. Abaixo estão cinco versículos que se relacionam com esses temas:

Neemias 2:8: "E uma carta para Asafe, guarda da floresta do rei, para que me dê madeira para cobrir as portas da fortaleza do templo e para a muralha da cidade e para a casa onde eu morarei". Mardoqueu é descrito em Ester 10:3 como um líder judeu de grande poder e influência na corte do rei persa. Este versículo em Neemias sugere que Mardoqueu usou essa influência para ajudar a reconstruir a cidade de Jerusalém e o Templo.

Esdras 7:1-10: Este trecho lista os líderes judeus que retornaram do exílio babilônico e se estabeleceram em Judá. Entre eles estão descendentes de Mardoqueu e outros líderes da família de Ester. Isso sugere que a influência de Mardoqueu e Ester na corte persa ajudou a garantir a segurança e a prosperidade do povo judeu após o exílio.

Esdras 6:14: "Os líderes dos judeus continuaram a fazer progresso na construção do templo e foram encorajados pelo profeta Ageu e pelo profeta Zacarias, filho de Ido". Este versículo mostra que o Templo em Jerusalém foi construído com sucesso após o retorno dos exilados babilônicos. A influência de Mardoqueu na corte persa pode ter ajudado a garantir a conclusão bem-sucedida desta obra.

Esdras 4:6: "No reinado de Xerxes, no início de seu reinado, eles escreveram uma acusação contra os habitantes de Judá e Jerusalém". Esdras 4 descreve a oposição que o povo judeu enfrentou enquanto tentava reconstruir a cidade de Jerusalém e o Templo. Embora Ester e Mardoqueu não sejam mencionados neste capítulo, sua influência na corte persa pode ter ajudado a proteger Judá da oposição dos governantes persas.

Isaías 44:28-45:1: "Assim diz o Senhor ao seu ungido, a Ciro, a quem tomei pela mão direita para subverter nações diante dele e para desatar as faixas dos reis, para abrir diante dele as portas e as portas não serão fechadas". Este trecho profético prevê o papel de Ciro, rei da Pérsia, na libertação dos judeus do exílio babilônico e na reconstrução do Templo em Jerusalém. Embora Ciro não seja mencionado na história de Ester, ele é um personagem importante na história da Pérsia e na libertação dos judeus do exílio babilônico.



Capítulos: