Êxodo, 22

Bíblia Ave Maria

13 Se um homem emprestar a outro um animal, e este quebrar um membro ou morrer na ausên­cia do seu proprietário, terá de haver indenização.




Versículos relacionados com Êxodo, 22:

O capítulo 22 do livro de Êxodo contém leis sobre compensação financeira para roubos, danos, empréstimos, dentre outras questões relacionadas ao tratamento justo e equitativo entre os membros da comunidade. Abaixo estão cinco versículos relacionados com esses temas:

Deuteronômio 24:6 - "Não tomarás em penhor a mó de mão nem a deita do sol, porque isso seria tomar em penhor a própria vida do devedor." Este versículo aborda a questão do penhor, mencionada em Êxodo 22:26-27, e destaca a importância de proteger a vida e os meios de subsistência dos devedores.

Provérbios 20:10 - "Dois pesos, duas medidas, tanto um como outro são abomináveis ao Senhor." Esse versículo trata da questão da justiça e da equidade na aplicação da lei, que é um tema recorrente em Êxodo 22.

Levítico 19:13 - "Não oprimirás o teu próximo, nem o roubarás; não reterás o salário do jornaleiro contigo até pela manhã." Este versículo destaca a importância de tratar os trabalhadores com justiça e pagar-lhes o que lhes é devido, o que é relevante para algumas leis em Êxodo 22:10-15.

Provérbios 22:22-23 - "Não roubes ao pobre, porque é pobre, nem esmagues ao aflito à porta; porque o Senhor defenderá a sua causa em detrimento da tua vida." Esse versículo aborda a questão do roubo e da exploração dos vulneráveis, que também é abordada em Êxodo 22:21-24.

Deuteronômio 22:1-4 - "Se vires extraviado o boi ou a ovelha de teu irmão, não te furtarás a trazê-los de volta; será teu irmão que perdeste; não te furtarás a fazer o mesmo com o seu jumento. [...] Não porás mordaça no boi, quando debulha." Esses versículos destacam a importância da responsabilidade comunitária e do cuidado com os animais, temas que são relevantes para algumas leis em Êxodo 22:5-6 e 19.



Capítulos: