Êxodo, 24

Bíblia Ave Maria

15 Moisés subiu ao monte. A nuvem cobriu o monte




Versículos relacionados com Êxodo, 24:

Êxodo 24 descreve o estabelecimento da aliança entre Deus e Israel no monte Sinai. Moisés, Arão e os anciãos de Israel sobem ao monte e vêem a presença de Deus. O capítulo termina com Moisés entrando na nuvem para receber as tábuas de pedra com os mandamentos.

Levítico 17:11: "Pois a vida da carne está no sangue. Eu vos tenho dado o sangue sobre o altar, para fazer expiação pela vossa alma; porquanto é o sangue que fará expiação em virtude da vida." Este versículo destaca a importância do sacrifício de sangue, que é mencionado em Êxodo 24 como parte da cerimônia de ratificação da aliança.

Hebreus 9:18-22: "Por isso, nem mesmo a primeira [aliança] foi inaugurada sem sangue. Pois, tendo Moisés anunciado a todo o povo todos os mandamentos segundo a lei, tomou o sangue dos bezerros e dos bodes, com água, lã purpúrea e hissopo, e aspergiu tanto o próprio livro como todo o povo, dizendo: Este é o sangue da aliança que Deus ordenou para convosco. E ainda, aspergiu com o sangue o tabernáculo e todos os utensílios do serviço sagrado. E, segundo a lei, quase tudo é purificado com sangue, e sem derramamento de sangue não há remissão." Este trecho do Novo Testamento faz referência ao evento descrito em Êxodo 24 e destaca a importância do sangue na purificação e na ratificação da aliança.

Mateus 26:28: "porque isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados." Este versículo também faz referência à nova aliança estabelecida por Jesus através de seu sangue, e que é uma continuidade da aliança estabelecida em Êxodo 24.

Êxodo 33:11: "Assim falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois, voltava Moisés para o arraial; mas o seu servidor, o moço Josué, filho de Num, nunca se apartava do interior da tenda." Este versículo destaca a relação especial entre Deus e Moisés, que é um tema recorrente em Êxodo e que culmina na aliança estabelecida em Êxodo 24.

2 Coríntios 3:6: "O qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; porque a letra mata e o Espírito vivifica." Este versículo faz referência à nova aliança estabelecida por Cristo e destaca a importância do Espírito Santo na compreensão e vivência dos mandamentos de Deus, que foram dados a Moisés no monte Sinai em Êxodo 24.



Capítulos: