Gênesis, 32

Bíblia Ave Maria

4 Despachou diante de si mensagei­ros a seu irmão Esaú, na terra de Seir, nos campos de Edom.




Versículos relacionados com Gênesis, 32:

Gênesis 32 relata a preparação de Jacó para se encontrar com seu irmão Esaú, a quem ele havia enganado e traído anos antes. O capítulo narra a luta de Jacó com um homem misterioso, que alguns interpretam como sendo Deus. Jacó também envia presentes a Esaú na esperança de aplacar sua ira e se reconciliar com ele. Abaixo estão cinco versículos relacionados aos temas do capítulo:

Salmos 34:19 - "Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas." Este verso reflete o estado de espírito de Jacó enquanto se preparava para se encontrar com Esaú. Ele estava temeroso e aflito, preocupado com a ira de seu irmão e as possíveis consequências de seus atos passados.

Oséias 12:3-4 - "No ventre, ele suplantou o irmão, e na sua força lutou com Deus. Lutou com o anjo e prevaleceu; chorou e lhe suplicou. Em Betel o encontrou e ali falou conosco." Este verso faz referência à luta de Jacó com o homem misterioso em Gênesis 32, que alguns interpretam como sendo Deus ou um anjo enviado por ele. A luta representa o esforço de Jacó para confrontar e superar seu passado.

Provérbios 16:7 - "Quando os caminhos do homem agradam ao Senhor, ele faz até que os seus inimigos tenham paz com ele." Este verso é relevante para a situação de Jacó, que estava tentando aplacar a ira de seu irmão Esaú enviando presentes e demonstrando humildade. A ideia é que, quando um homem agrada a Deus, ele pode esperar que seus inimigos sejam pacificados e a paz seja restaurada.

Ezequiel 36:26 - "Dar-vos-ei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra e vos darei um coração de carne." Este verso fala da transformação que Deus opera nos corações das pessoas que o buscam. É uma ideia relevante para o processo de transformação pessoal pelo qual Jacó estava passando, ao confrontar seu passado e buscar a reconciliação com seu irmão.

Gálatas 6:7 - "Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará." Este verso enfatiza a importância da responsabilidade pessoal e da justiça divina. É uma advertência a Jacó e a todos os que buscam seguir a Deus, para que se lembrem de que suas escolhas e ações terão consequências, e que devem assumir a responsabilidade por elas.



Capítulos: