I Samuel, 16

Bíblia Ave Maria

4 Fez Samuel como o Senhor queria. Ao chegar a Belém, os anciãos da cidade vieram-lhe ao encontro, inquietos: “É de paz a tua vinda?” – perguntaram-lhe –.




Versículos relacionados com I Samuel, 16:

1 Samuel 16 narra a história de Deus rejeitando Saul como rei de Israel e enviando Samuel para ungir o jovem Davi como seu sucessor. O capítulo trata de temas como a escolha de Deus, a obediência, a importância do caráter e a liderança. A seguir estão cinco versículos relacionados com esses temas, em ordem de proximidade com o capítulo:

1 Crônicas 28:4: "Porém o SENHOR Deus de Israel me escolheu de toda a casa de meu pai, para que perpetuamente fosse rei sobre Israel; porque a Judá escolheu por líder, e a casa de meu pai na casa de Judá; e entre os filhos de meu pai se agradou de mim para me fazer rei sobre todo o Israel." Esse versículo fala sobre a escolha divina de Davi para ser rei, que é um tema central em 1 Samuel 16.

1 Samuel 15:22: "Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros." Este versículo fala da importância da obediência à palavra de Deus, que é um tema importante em 1 Samuel 16, já que Samuel obedece a Deus ao ungir Davi como rei.

1 Pedro 5:2: "Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, não por força, mas voluntariamente; não por torpe ganância, mas de ânimo pronto." Este versículo fala da importância da liderança e da responsabilidade de cuidar do povo de Deus, como Davi foi escolhido para liderar e pastorear o povo de Israel como seu rei.

1 Timóteo 3:2: "Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar." Este versículo fala da importância do caráter e da integridade do líder, como Deus escolheu Davi por causa de seu coração reto.

Salmos 78:70-72: "Escolheu a Davi seu servo, e o tirou dos apriscos das ovelhas; trouxe-o de detrás das que estavam criando, para apascentar a Jacó, seu povo, e a Israel, sua herança. E ele os apascentou, segundo a integridade do seu coração, e os guiou pela perícia de suas mãos." Este versículo fala sobre a escolha de Deus de Davi como rei e como ele foi um líder justo e compassivo para o povo de Israel.



Capítulos: