I Samuel, 25

Bíblia Ave Maria

13 Então disse Davi aos seus homens: “Cinja cada um a sua espada!”. Todos o fizeram, inclusive Davi. Cerca de quatrocentos homens seguiram Davi, ficando duzentos com as bagagens.




Versículos relacionados com I Samuel, 25:

1 Samuel 25 narra a história de Abigail, esposa de Nabal, um homem rude e tolo que se recusa a ajudar Davi e seus homens em um momento de necessidade. Abigail, por sua vez, toma a iniciativa de fornecer alimento e suprimentos para Davi, evitando assim uma guerra entre seu marido e o futuro rei. Os versículos a seguir estão relacionados com temas abordados neste capítulo:

Provérbios 15:1: "A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira." Abigail é um exemplo de como uma resposta gentil pode evitar conflitos e promover a paz.

Provérbios 21:9: "É melhor morar num canto de telhado do que ter como companheira em casa ampla uma mulher briguenta." Nabal é um exemplo de um homem rude e briguento, que acaba se colocando em uma situação perigosa por causa de seu comportamento.

Provérbios 25:21-22: "Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe pão para comer; e se tiver sede, dá-lhe água para beber; porque assim amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça, e o Senhor te recompensará." Abigail demonstra generosidade e compaixão ao fornecer alimento e suprimentos para Davi e seus homens, mesmo sabendo que seu marido era um homem rude e tolo.

Eclesiastes 7:9: "Não te apresses em teu espírito a irar-te, porque a ira repousa no íntimo dos tolos." Davi mostra sabedoria ao recusar-se a retaliar contra Nabal e seus homens, apesar de ter sido insultado e desrespeitado.

Romanos 12:19: "Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor." Davi confia em Deus para lidar com aqueles que o ofendem, em vez de buscar vingança por conta própria.



Capítulos: