I Samuel, 8

Bíblia Ave Maria

16 Tomará também vossos servos e vossas servas, vossos melhores bois e vossos jumentos, para empregá-los no seu trabalho.




Versículos relacionados com I Samuel, 8:

O capítulo 8 de 1 Samuel descreve o momento em que o povo de Israel pede a Samuel que estabeleça um rei para governar sobre eles, mesmo que isso signifique rejeitar a liderança direta de Deus sobre a nação. A questão central do capítulo é a tensão entre a vontade do povo de ter um rei humano e a vontade de Deus de governar Israel diretamente. Abaixo estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em 1 Samuel 8:

Deuteronômio 17:14-15: "Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te dá, e a possuíres, e nela habitares, e disseres: Porei sobre mim um rei, como todas as nações que estão em redor de mim; certamente porás sobre ti um rei, que o Senhor teu Deus escolher; dentre teus irmãos porás rei sobre ti; não poderás por sobre ti um homem estranho, que não seja de teus irmãos." Este versículo descreve a lei de Deus para a escolha de um rei em Israel, indicando que essa decisão não deve ser tomada levianamente e que o rei deve ser escolhido dentre os próprios israelitas.

1 Samuel 9:16: "Amanhã, por esta hora, enviar-te-ei um homem da terra de Benjamim, o qual ungirás por príncipe sobre o meu povo Israel, e ele livrará o meu povo da mão dos filisteus; porque tenho olhado para o meu povo, porquanto o seu clamor chegou a mim." Neste versículo, Deus diz a Samuel que ele escolherá um líder para Israel, indicando que a escolha do rei não é uma ideia nova ou estranha, mas que o processo deve ser guiado pela vontade de Deus.

1 Samuel 10:24: "Disse Samuel a todo o povo: Vedes já a quem o Senhor escolheu? Pois não há ninguém semelhante a ele entre todo o povo. Então todo o povo gritou, e disse: Viva o rei!" Este versículo descreve a unção de Saul como rei de Israel, confirmando que Deus escolheu um rei para liderar a nação.

1 Samuel 12:12: "Vendo, pois, que Naás, rei dos filhos de Amom, vinha contra vós, me dissestes: Não, mas um rei reinará sobre nós; sendo, porém, o Senhor vosso Deus o vosso rei." Neste versículo, Samuel lembra o povo de sua escolha de um rei e destaca a importância de continuar a confiar em Deus como seu verdadeiro líder.

1 Crônicas 29:11-12: "Tua, SENHOR, é a grandeza, o poder, a glória, a vitória e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu, SENHOR, é o reino, e tu te exaltaste por chefe sobre todos. Riquezas e glória vêm de ti, tu dominas sobre tudo, na tua mão há força e poder; contigo está o engrandecer e a tudo dar força". Esses versículos trazem uma reflexão sobre a soberania de Deus e Sua posição como Rei sobre tudo o que existe, incluindo riquezas e poder. O capítulo 8 de 1 Samuel trata da escolha de um rei terreno pelos israelitas, mas esses versículos de Crônicas 29 destacam que a verdadeira autoridade e poder pertencem a Deus.



Capítulos: