II Macabeus, 4

Bíblia Ave Maria

41 Todavia, o povo tomou conhecimento da trama de Lisímaco, uns se muniram de pedras, outros de paus, alguns ajuntaram o pó da terra e atiraram sobre os homens de Lisímaco.




Versículos relacionados com II Macabeus, 4:

O capítulo 4 de 2 Macabeus retrata a corrupção e o paganismo que permeavam o judaísmo na época do Sumo Sacerdote Jasão. Ele havia subornado o governador da Síria para obter o cargo e instituiu práticas pagãs no Templo de Jerusalém. Além disso, ele perseguiu ferozmente os judeus fiéis que resistiam a essas mudanças. Abaixo estão cinco versículos relacionados aos temas abordados no capítulo:

Eclesiastes 5:8 - "Se vires em alguma província opressão do pobre e violência do direito e da justiça, não te admires de tal procedimento; pois quem está altamente colocado tem superior que o vigia, e há mais altos ainda sobre eles." Este versículo reflete a corrupção e a injustiça que aconteciam na época de Jasão, onde a opressão dos pobres e a violência contra os justos eram comuns.

Isaías 56:10-11 - "Os seus atalaias são cegos, todos eles ignorantes; são cães mudos, não podem ladrar; andam adormecidos, estão deitados, e gostam do sono. E estes cães são gulosos, não se podem fartar; e eles são pastores que nada compreendem; todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, cada um por sua parte." Este versículo denuncia a liderança religiosa corrupta que negligenciava suas responsabilidades em favor de seus próprios interesses egoístas.

Ezequiel 22:26 - "Os seus sacerdotes violentam a minha lei e profanam as minhas coisas santas; entre o santo e o profano não fazem diferença, nem discernem o impuro do puro, e de meus sábados escondem os seus olhos, e assim sou profanado no meio deles." Esse versículo ilustra como Jasão e seus seguidores profanaram o Templo de Jerusalém, misturando práticas pagãs com a adoração ao Deus de Israel.

Salmos 10:15 - "Quebre o braço do ímpio e malvado; esquadrinha-lhe a sua impiedade até que dela não aches mais nada." Este versículo reflete a esperança dos judeus piedosos de que Deus julgaria os ímpios e restauraria a pureza do Templo.

Daniel 12:10 - "Muitos serão purificados, e embranquecidos, e provados; mas os ímpios procederão impiamente, e nenhum dos ímpios entenderá, mas os sábios entenderão." Este versículo indica que, embora os ímpios estivessem em ascensão na época de Jasão, ainda havia aqueles que permaneciam fiéis e que seriam purificados através de suas provações.



Capítulos: