Juízes, 2

Bíblia Ave Maria

22 Por elas, queria o Senhor provar os israelitas, e ver se eles seguiriam ou não o caminho do Senhor, como o tinham feito seus pais.




Versículos relacionados com Juízes, 2:

Juízes 2 relata a morte de Josué e a falta de liderança que se seguiu, levando o povo à apostasia e idolatria. Deus se ira com a desobediência do povo e permite que eles sofram nas mãos de seus inimigos. Em resposta às suas orações, Deus levanta juízes para libertá-los da opressão.

Deuteronômio 31:16: "E disse o Senhor a Moisés: Eis que tu estás para dormir com teus pais; e este povo se levantará, e se prostituirá com os deuses estranhos da terra, para onde vai, no meio dela; e me deixará, e anulará o meu pacto, que tenho feito com ele." Este versículo retrata a previsão de Deus de que o povo de Israel se afastaria Dele e se voltaria para os deuses estranhos, que é precisamente o que acontece em Juízes 2.

Juízes 2:11-12: "Então, os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do Senhor e serviram aos baalins. E deixaram ao Senhor, Deus de seus pais, que os tinha tirado da terra do Egito, e foram após outros deuses, dentre os deuses dos povos que havia ao seu redor, e se prostraram a eles, e provocaram a ira do Senhor." Estes versículos são uma descrição direta da desobediência do povo de Israel a Deus e de como eles se voltaram para outros deuses, o que provocou a ira do Senhor.

Juízes 2:14: "Então, a ira do Senhor se acendeu contra Israel, e ele os entregou nas mãos dos despojadores que os despojaram; e os vendeu nas mãos de seus inimigos ao redor, para que não pudessem mais resistir diante de seus inimigos." Aqui vemos a resposta de Deus à desobediência de Israel: Ele permite que eles sofram nas mãos de seus inimigos.

Juízes 2:16: "E levantou o Senhor juízes que os livraram da mão daqueles que os despojaram." Aqui vemos a resposta de Deus às orações de Israel: Ele levanta juízes para libertá-los da opressão.

1 Samuel 12:10: "E clamaram ao Senhor e disseram: Pecamos, porque deixamos ao Senhor e servimos aos baalins e astarotes; agora, pois, livra-nos da mão de nossos inimigos, e te serviremos." Este versículo retrata a resposta correta do povo de Israel à opressão: eles clamam a Deus e se arrependem de sua desobediência, prometendo servi-lo.



Capítulos: