Juízes, 21

Bíblia Ave Maria

14 Voltaram eles para as suas casas e foram-lhes dadas por mulheres as filhas de Jabes em Galaad que tinham sido poupadas. Mas isso não lhes foi suficiente chegaram para todos.




Versículos relacionados com Juízes, 21:

O capítulo 21 do livro de Juízes narra o desfecho de uma guerra entre os israelitas e a tribo de Benjamim, que resultou na quase extinção desta última. Diante da situação, os israelitas buscam uma forma de garantir a continuidade da tribo de Benjamim sem desrespeitar a lei de Deus, que proibia o casamento entre israelitas e benjamitas. Nesse contexto, são tomadas decisões controversas que envolvem sequestro de mulheres e violação da lei de herança. Abaixo seguem cinco versículos relacionados com os temas abordados em Juízes 21:

Deuteronômio 25:5: "Se irmãos viverem juntos, e um deles morrer, e não tiver filho, a mulher do falecido não se casará com homem estranho; seu cunhado se unirá a ela, a tomará por mulher e cumprirá, assim, o dever de cunhado." Esse versículo menciona a lei de casamento levirato, que estabelecia que um homem deveria casar-se com a viúva de seu irmão falecido caso este não tivesse deixado filhos homens. Essa lei é citada no capítulo 21 de Juízes como uma possível solução para o problema da falta de mulheres disponíveis para casamento entre os benjamitas.

Juízes 21:1: "Os homens de Israel tinham jurado em Mispá, dizendo: 'Nenhum de nós dará a sua filha por mulher a um benjamita'." Esse verso ilustra a restrição que os israelitas haviam imposto a si mesmos quanto ao casamento com os benjamitas.

Levítico 18:16: "Não desonres teu irmão, tendo relações com a mulher dele." Esse versículo se refere à lei que proibia o adultério e a violação da relação matrimonial de outro homem. No capítulo 21 de Juízes, essa lei é violada quando as mulheres de Jabes-Gileade são sequestradas para serem esposas dos benjamitas sobreviventes.

Deuteronômio 24:16: "Os pais não serão mortos por causa dos filhos, nem os filhos por causa dos pais; cada um será morto pelo seu próprio pecado." Esse versículo destaca o princípio de justiça individual, segundo o qual cada pessoa deve responder por seus próprios atos. No capítulo 21 de Juízes, esse princípio é violado quando os israelitas decidem matar os habitantes de Jabes-Gileade, que não haviam participado da guerra contra Benjamim, para fornecer esposas aos benjamitas sobreviventes.

Juízes 21:25: "Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada um fazia o que achava mais reto." Esse verso é uma repetição do refrão que aparece várias vezes no livro de Juízes e resume a situação de anarquia e falta de liderança que caracterizou esse período da história de Israel. O capítulo 21 de Juízes é mais um exemplo do caos e da violência que decorriam da falta de uma autoridade centralizada.



Capítulos: