Salmos, 106

Bíblia Ave Maria

1 Aleluia. Louvai o Senhor, porque ele é bom. Porque eterna é a sua misericórdia.*




Versículos relacionados com Salmos, 106:

O Salmo 106 é uma reflexão sobre a história de Israel e sua relação com Deus, abrangendo tanto a graça divina quanto a infidelidade humana. O salmista começa exortando o povo a dar graças a Deus, e depois faz um resumo da história de Israel, incluindo o Êxodo, o Sinai, a jornada pelo deserto e a conquista da terra prometida, enfatizando as inúmeras vezes que o povo se rebelou contra Deus e suas consequências. Aqui estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em Salmo 106:

Salmos 106:1: "Louvai ao SENHOR. Louvai ao SENHOR, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre." Este versículo é uma exortação para que as pessoas louvem ao Senhor, reconhecendo Sua bondade e misericórdia.

Salmos 106:6: "Pecámos, como os nossos pais; cometemos iniquidade, andámos perversamente." Este versículo reconhece a infidelidade do povo de Israel e sua tendência a se afastar de Deus.

Salmos 106:21-22: "Esqueceram-se de Deus, seu Salvador, que fizera grandes coisas no Egito, maravilhas na terra de Cam, temíveis coisas no Mar Vermelho." Este versículo destaca a graça de Deus na libertação do povo de Israel do Egito e Sua fidelidade em guiá-los através do deserto.

Salmos 106:32-33: "Irritaram-no também junto às águas de Meribá, e sucedeu mal a Moisés por causa deles; porque exacerbaram o seu espírito, de modo que falou imprudentemente com seus lábios." Este versículo lembra a infidelidade do povo de Israel em Meribá, onde eles reclamaram de Deus e provocaram a ira de Moisés.

Salmos 106:43: "Muitas vezes os livrou, mas rebelaram-se consigo no seu propósito, e foram abatidos pela sua iniquidade." Este versículo destaca a graça de Deus em livrar o povo de Israel de seus inimigos, mas também reconhece a infidelidade do povo em se rebelar contra Ele repetidamente.



Capítulos: