São Lucas, 5

Bíblia Ave Maria

16 Mas ele costumava retirar-se a lugares solitá­rios para orar. (= Mt 9,1-8 = Mc 2,1-12)




Versículos relacionados com São Lucas, 5:

O capítulo 5 de Lucas começa com a pesca milagrosa realizada por Jesus, que chama a atenção dos discípulos e os leva a segui-lo. Em seguida, Jesus cura um leproso e um paralítico, e chama Levi (também conhecido como Mateus) para segui-lo, o que causa polêmica entre os fariseus. Por fim, Jesus compara a sua mensagem à necessidade de colocar vinho novo em odres novos, indicando que a sua pregação não pode ser compreendida pelas tradições antigas.

Provérbios 28:13: "O que encobre as suas transgressões jamais prosperará, mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia." Este versículo enfatiza a importância da confissão e arrependimento, algo que é ilustrado na história do paralítico curado por Jesus em Lucas 5:17-26.

Isaías 43:25: "Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro." Este versículo destaca o perdão oferecido por Deus, que é mostrado na cura do leproso em Lucas 5:12-16.

Mateus 9:12: "E Jesus, ouvindo isso, respondeu: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes." Este versículo mostra a postura de Jesus de se aproximar dos pecadores e enfermos, que é ilustrada na sua escolha de chamar Levi, um publicano, para ser um dos seus discípulos em Lucas 5:27-32.

Marcos 2:22: "E ninguém deita vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho romperá os odres e tanto se perde o vinho como os odres; mas deita-se vinho novo em odres novos." Este versículo é similar à metáfora usada por Jesus em Lucas 5:37-39 para explicar que a sua mensagem não pode ser limitada pelas tradições antigas.

Lucas 15:7: "Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam de arrependimento." Este versículo mostra a importância que Jesus dá ao arrependimento e à salvação dos pecadores, o que é exemplificado na sua interação com Levi em Lucas 5:27-32.



Capítulos: