São Marcos, 12

Bíblia Ave Maria

42 Chegando uma pobre viúva, lançou duas pequenas moedas, no valor de apenas um qua­drante.*




Versículos relacionados com São Marcos, 12:

Em São Marcos 12, Jesus continua ensinando ao povo e confrontando os líderes religiosos. Ele conta a parábola dos inquilinos maus, onde os líderes religiosos são retratados como maus inquilinos que matam os enviados do proprietário. Jesus é questionado pelos fariseus e pelos herodianos sobre se é certo pagar impostos a César. Ele responde "Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus". Um escriba questiona Jesus sobre qual é o maior mandamento, e Jesus responde "Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças". Jesus também observa a oferta dos ricos e da viúva pobre, que deu tudo o que tinha para viver.

Deuteronômio 6:5 - "Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força." Esse versículo se relaciona com a resposta de Jesus ao escriba que perguntou qual é o maior mandamento.

Salmos 118:22 - "A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular." Jesus cita este versículo ao falar da parábola dos inquilinos maus, onde os líderes religiosos rejeitam Jesus, que se torna a pedra angular.

Isaías 5:1-2 - "Eu quero cantar para o meu amado o cântico do meu amigo a respeito da sua vinha: O meu amado tinha uma vinha num outeiro fértil. E a cercou, e a limpou das pedras, e a plantou de excelentes vides; e edificou no meio dela uma torre." A parábola dos inquilinos maus é uma alusão a esta passagem do livro de Isaías, que descreve como Deus cuidou de sua vinha, mas as pessoas que a cultivavam foram infiéis.

2 Coríntios 9:7 - "Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria." Esse versículo pode ser relacionado à oferta da viúva pobre, que deu tudo o que tinha para viver, mas com um coração alegre e generoso.

Romanos 13:1 - "Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus." Esse versículo pode ser relacionado à resposta de Jesus aos fariseus e herodianos, quando eles perguntam se é certo pagar impostos a César. Jesus responde que devemos dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus, reconhecendo a autoridade de César como uma instituição estabelecida por Deus.



Capítulos: