1. Enquanto Esdras, chorando, fazia esta oração e esta confissão, prostrado diante do templo de Deus, uma grande multidão de Israel, de homens, mulheres e meninos, juntou-se ao pé dele, e o povo irrompeu num pranto desfeito.

2. Então Sequenias, filho de Jeiel, dos filhos de Elão, respondeu a Esdras: Nós prevaricámos contra o nosso Deus, tomámos mulheres estrangeiras dos povos desta terra. Contudo, agora, se Israel se arrepende disto,

3. façamos um pacto com o Senhor nosso Deus, de que lançaremos fora todas as mulheres e os filhos nascidos delas, conformando-nos com a vontade do Senhor e com a dos que respeitam os preceitos do Senhor nosso Deus. Faça-se segundo a Lei.

4. Levanta-te, a ti pertence resolver. Nós seremos contigo. Cobra alento, e põe mãos à obra.

5. Levantou-se Esdras e obrigou a jurar aos chefes dos sacerdotes, dos Levitas e de todo o Israel, que fariam como se acabava de dizer, e eles o juraram .

6. Esdras partiu de diante da casa de Deus, e foi a casa de Joanan, filho de Elisib; entrando ali, não comeu pão nem bebeu água, porque chorava o pecado daqueles que tinham voltado do cativeiro.

7. Deitou-se um pregão, em Judá e em Jerusalém, a todos os filhos que tinham vindo do cativeiro, para que se juntassem em Jerusalém.

8. A todo o que não comparecesse dentro de três dias, conforme a ordem dos chefes e dos anciãos, lhe seriam confiscados todos os seus bens; (além disso) esse tal seria lançado fora do ajuntamento dos que tinham vindo do cativeiro.

9. Concorreram, portanto, todos os homens de Judá e de Benjamim, dentro de três dias, a Jerusalém, no dia vinte do nono mês. Todo o povo compareceu na praça do templo de Deus, tremendo por causa dos seus pecados e por causa das chuvas. (ver nota)

10. O sacerdote Esdras levantou-se e diese-lhes: Vós prevaricastes, casando com mulheres estrangeiras, acrescentando este aos outros delitos de Israel.

11. Agora, confessai o vosso pecado ao Senhor Deus de vossos pais e fazei o que é do seu agrado ; separai-vos dos povos desta terra e das mulheres estrangeiras.

12. Toda a multidão respondeu em alta voz: Faça-se como nos disseste.

13. Todavia, como o povo é numeroso e é tempo de chuva, não podemos estar de fora; demais, isto não é obra de um dia nem de dois, porque gravissimamente pecámos.

14. Estabeleçam-se alguns chefes para representar toda a multidão; todos os que em nossas cidades casaram com mulheres estrangeiras venham em tempos determinados, juntamente com os anciãos e os magistrados de cada cidade, até que se aparte de nós a ira do nosso Deus, por causa deste pecado.

15. Opuseram-se a isto Jonatan, filho de Azael, e Jaasia, filho de Tecué, apoiados pelos Levitas Mosolão e Sebetai.

16. Todavia os filhos (que tinham vindo) do cativeiro fizeram conforme havia sido proposto. Esdras, sacerdote, e os chefes das familias segundo as casas dos seus pais designados todos pelos seus nomes, sentaram-se (no seu tribunal) no primeiro dia do décimo mês para examinar o assunto.

17. Acabaram de fazer a conta de todos os homens que tinham tomado mulheres estrangeiras, no primeiro dia do primeiro mês,

18. Dos filhos dos sacerdotes, achou-se que tinham casado com mulheres estrangeiras os seguintes: Dos filhos de Josué, filho de Josedec, e seus irmãos, acharam -se : Maasia, Eliezer, Jarib e Godolia.

19. Estes prometeram, estendendo a sua mão, despedir suas mulheres e oferecer um carneiro do rebanho pelo seu delito.

20. Dos filhos de Emer: Hanani e Zebedia.

21. Dos filhos de Harim : Maasia, Elia, Semeia, Jeiel e Ozias.

22. Dos filhos de Fasur: Elioenai, Maasia, Ismael, Nalauael, Jozabed e Blasa.

23. Dos filhos dos Levitas: Jozabed, Semei e Celaia, chamado também Calila, Falaia, Judà e Eliezer.

24. Dos cantores: Eliasib. Dos porteiros: Seium, Telem e Uri.

25. (Do povo) de Israel : Dos filhos de Faros: Remeia, Jezia, Melquia, Miamin, Eliezer, Melquia e Banaias;

26. dos filhos de Elão: Matania, Zacarias, Jeiel, Abdi, Jerimot e Elia;

27. dos filhos de Zetua : Elioenai, Eliasib. Matania, Jerimot, Zabad e Aziza;

28. dos filhos de Bebai: Joanan, Hanauia, Zabai e Alalai;

29. dos filhos de Bani: Mosolão, Meiuc, Adaia, Jasub, Saal e Ramot;

30. dos filhos de Faat-Moab: Edna, Calai, Banaias. Maasias, Màtanias, Beseleel, Benui e Manassés;

31. dos filhos de Harim: Eliezer, Jesias, Melquias. Semeias, Simeão,

32. Benjamim, Maloc, Samarias;

33. dos filhos de Hasom : Matanai, Malata, Zabad, Elifelet, Jermai, Manassés e Semei;

34. dos filhos de Bani: Maadí, Amrão, Vel,

35. Banaias, Badaias, Queliau,

36. Vania, Merimul, Eliasib,

37. Malanías, Malanai, Jasi,

38. Bani, Benui, Semei,

39. Salmias, Natan, Adaías,

40. Mecnedebai, Sisai, Sarai,

41. Ezrel, Selemiau, Semeria,

42. Seium, Amaria, José;

43. dos filhos de Nebo; Jeiel, Matalias, Zabad, Zabina, Jedu, Joel, Banaias.

44. Todos estes tinham tomado mulheres estrangeiras, e destas havia algumas que tinham tido filhos.





“Comunguemos com santo temor e com grande amor.” São Padre Pio de Pietrelcina