Deuteronômio, 23

Bíblia Ave Maria

2 “O homem, cujos testículos foram esmagados ou cortado o membro viril, não será admitido na assembleia do Senhor.




Versículos relacionados com Deuteronômio, 23:

Deuteronômio 23 trata de leis e normas sociais que regem a vida da comunidade de Israel. O capítulo começa com as pessoas que não podem fazer parte da assembleia de Deus, incluindo os eunucos, os amonitas e os moabitas. Em seguida, são dadas instruções sobre a limpeza do acampamento, a higiene pessoal e o tratamento dos escravos fugitivos. O capítulo continua com as regras para lidar com os votos feitos a Deus e termina com as orientações sobre a colheita e a partilha dos produtos da terra.

1 Reis 21:1-3: "Sucedeu, depois destas coisas, que Nabote, o jezreelita, tinha uma vinha junto ao palácio de Acabe, rei de Samaria. Então Acabe falou a Nabote, dizendo: Dá-me a tua vinha para que me sirva de horta, pois está perto da minha casa; e dar-te-ei por ela outra vinha melhor; ou, se te apraz, dar-te-ei o seu valor em dinheiro. Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o Senhor de que eu te dê a herança de meus pais." Esse versículo fala sobre a posse da terra, que é mencionada em Deuteronômio 23:23. A terra pertence a Deus, e o povo de Israel deve respeitar as leis e regulamentos que Ele estabeleceu para a sua posse e uso adequado.

Salmos 15:1-2: "Senhor, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? Aquele que anda em sinceridade, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração." Esse versículo fala sobre a pureza moral, que é mencionada em Deuteronômio 23:9-14. A higiene pessoal é importante para a pureza moral, e o povo de Israel deve estar atento para evitar qualquer impureza, tanto física quanto moral.

Jeremias 38:6: "Tomaram, pois, a Jeremias, e o lançaram na cisterna de Malquias, filho do rei, que estava no átrio da guarda; e desceram Jeremias com cordas; na cisterna não havia água, mas lama; e atolou-se Jeremias na lama." Esse versículo fala sobre a punição e a tortura, que são mencionadas em Deuteronômio 23:15-16. O povo de Israel não deve tratar os seus escravos fugitivos com crueldade ou punições excessivas.

Isaías 56:4-5: "Porque assim diz o Senhor: Aos eunucos que guardam os meus sábados, e escolhem aquilo em que eu me agrado, e abraçam a minha aliança, dar-lhes-ei na minha casa e dentro dos meus muros um memorial e um nome melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará." Esse versículo fala sobre os eunucos, que são mencionados em Deuteronômio 23:1 como sendo excluídos da assembleia do Senhor. Aqui, Isaías diz que aqueles que guardam os sábados do Senhor e abraçam a sua aliança serão abençoados com um nome eterno na casa do Senhor.

Números 22:12: "E disse Deus a Balaão: Não irás com eles, nem amaldiçoarás este povo, porque bendito é." Esse versículo fala sobre o fato de que Deus proíbe os amonitas e os moabitas de fazerem parte da assembleia do Senhor, que é mencionado em Deuteronômio 23:3-6. Os amonitas e os moabitas não podiam entrar na assembleia do Senhor até a décima geração, por causa da forma como trataram Israel no caminho para Canaã.



Kapitel: