Ezequiel, 12

Bíblia Ave Maria

23 Pois bem, dize-lhes: eis o que diz o Senhor: farei cessar esse provérbio, não se repetirá mais isso em Israel. Dize-lhes, pois: aproximam-se os dias em que todas essas visões se hão de cumprir.




Versículos relacionados com Ezequiel, 12:

Ezequiel 12 descreve a visão do profeta sobre o exílio de Judá e a consequente queda de Jerusalém. Deus instrui Ezequiel a agir como um exilado, fazendo com que as pessoas percebam a inevitabilidade do exílio que se aproxima. Os versículos relacionados com os temas abordados em Ezequiel 12 são:

Jeremias 29:4-7: "Assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel, a todos os exilados que eu deportei de Jerusalém para a Babilônia: Edificai casas e habitai nelas; plantai jardins e comei os seus frutos. Casai-vos e tende filhos e filhas; casai vossos filhos e filhas e dai-os em casamento; e procurai a paz da cidade para onde vos deportei e orai ao Senhor em seu favor, porque na sua paz vós tereis paz." Este versículo encoraja os exilados a construir uma nova vida para si na Babilônia e a se ajustarem à sua nova realidade.

Ezequiel 3:17-18: "Filho do homem, eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; quando ouvires uma palavra da minha boca, tu os avisarás da minha parte. Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; e tu não o avisares, nem falares para avisar o ímpio de seu caminho ímpio, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá por sua iniquidade; mas o seu sangue eu o requererei da tua mão." Este versículo fala sobre a responsabilidade de Ezequiel como profeta de alertar o povo sobre o julgamento de Deus, a fim de que possam se arrepender e ser salvos.

Jeremias 39:1-2: "No nono ano de Zedequias, rei de Judá, no décimo mês, Nabucodonosor, rei da Babilônia, veio com todo o seu exército contra Jerusalém e a sitiou. E no décimo primeiro ano de Zedequias, no quarto mês, no nono dia do mês, a cidade foi arrombada." Este versículo descreve a queda de Jerusalém, que foi o evento que Ezequiel estava profetizando que aconteceria.

Ezequiel 12:21-23: "E veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Filho do homem, que é esse provérbio que vós tendes na terra de Israel, que diz: Os dias se prolongam, e toda a visão se desvanece? Portanto, dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Farei cessar esse provérbio, e não se repetirá mais em Israel; mas dize-lhes: Os dias estão próximos, e a visão de todo o profeta se cumprirá." Este versículo mostra que Deus está ciente do pensamento das pessoas de que a profecia nunca se cumprirá e que ele está prestes a agir para provar que suas palavras são verdadeiras.

Salmos 52:3-4: "Amas o mal mais do que o bem, a mentira mais do que a verdade. Amas toda palavra perniciosa, ó língua enganadora!" Este versículo fala sobre a importância da verdade e da honestidade, algo que Ezequiel enfatiza ao falar das consequências dos pecados do povo.



Kapitel: