Atos dos Apóstolos, 7

Bíblia Ave Maria

9 “Os patriarcas, invejosos de José, venderam-no para o Egito. Mas Deus estava com ele.




Versículos relacionados com Atos dos Apóstolos, 7:

Atos dos Apóstolos 7 narra o discurso de Estêvão antes de ser apedrejado até a morte. Ele defende a fé cristã diante dos líderes religiosos judeus, explicando a história do povo de Israel e apontando como Jesus é a realização das promessas de Deus. Abaixo estão cinco versículos relacionados com os temas abordados neste capítulo:

Gênesis 12:1 - "Então o Senhor disse a Abrão: 'Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei'". Estêvão começa sua defesa citando a história de Abraão, que deixou sua terra natal para seguir a Deus.

Êxodo 3:5 - "Disse Deus: 'Não se aproxime. Tire as sandálias dos pés, pois o lugar em que você está é terra santa'". Estêvão menciona Moisés e sua experiência com Deus na sarça ardente para enfatizar que Deus é santo e digno de adoração.

Isaías 66:1-2 - "Assim diz o Senhor: 'O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés. O que vocês construirão para mim? Onde me edificarão um templo? Será que podem construir para mim um templo tão grandioso quanto eu? Desde quando fiz o universo, todas essas coisas existem'". Estêvão argumenta que Deus não pode ser limitado a um único lugar, como o templo em Jerusalém.

Jeremias 7:2-7 - "Ouçam a palavra do Senhor, todo o povo de Judá que entra por estas portas para adorar o Senhor. Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: 'Corrijam o caminho que estão seguindo e as coisas que estão fazendo, e eu os farei habitar neste lugar. Não confiem em palavras enganosas, dizendo: 'Este é o templo do Senhor, o templo do Senhor, o templo do Senhor!'. Se vocês corrigirem o caminho que estão seguindo e as coisas que estão fazendo, se de fato praticarem a justiça, cada um a seu próximo, e não oprimiram o estrangeiro, o órfão e a viúva, nem derramarem sangue inocente neste lugar, e se vocês não seguirem outros deuses para sua própria ruína, então eu os farei habitar neste lugar, nesta terra que dei aos seus antepassados para sempre'". Estêvão acusa os líderes religiosos de serem hipócritas, pois eles estavam desobedecendo a Deus e confiando em sua posição como líderes do templo em vez de obedecerem a Deus.

Salmo 110:1 - "O Senhor disse ao meu Senhor: 'Senta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos como estrado para os teus pés'". Estêvão encerra seu discurso apontando para a exaltação de Jesus, que está à direita de Deus e é o verdadeiro líder e salvador.



Chapters: