Gênesis, 46

Bíblia Ave Maria

5 E Jacó deixou Bersabeia. Os filhos de Israel levaram seu pai, assim como seus filhos e suas mulheres, nos carros que o faraó tinha enviado para os transportar.




Versículos relacionados com Gênesis, 46:

Gênesis 46 relata a jornada de Jacó e sua família para o Egito, onde José os aguarda para salvá-los da fome que assolava a terra. Jacó oferece sacrifícios a Deus em Beer-Sheba antes de partir e, ao chegar no Egito, ele é apresentado a Faraó. Os cinco versículos abaixo foram selecionados por sua relevância com os temas abordados neste capítulo.

Gênesis 28:13-15: "E eis que o Senhor estava em cima dela, e disse: Eu sou o Senhor Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência. E a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul; e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra. E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido aquilo de que te tenho falado." A jornada de Jacó e sua família para o Egito é um exemplo da fidelidade de Deus em cumprir suas promessas de proteção e bênção para a descendência de Abraão.

Êxodo 1:7: "E os filhos de Israel frutificaram, e aumentaram muito, e multiplicaram-se, e foram fortalecidos grandemente; de maneira que a terra se encheu deles." O cumprimento da promessa de Deus de que a descendência de Abraão seria numerosa começa a ser visto quando Jacó e sua família chegam ao Egito.

Êxodo 20:12: "Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá." Jacó honrou seu pai e avô antes dele, e agora ele e sua família estão sendo abençoados pela fidelidade de Deus a essas promessas.

Êxodo 23:25: "E servireis ao Senhor vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de ti as enfermidades." A bênção de Deus sobre Jacó e sua família é evidente no fato de que eles encontraram um lugar para viver no Egito durante a fome e foram recebidos pelo Faraó.

Josué 24:15: "Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor." A decisão de Jacó e sua família de confiar em Deus e seguir seus planos é um exemplo para nós de como devemos confiar em Deus em todas as circunstâncias da vida.



Chapters: