II Samuel, 23

Bíblia Ave Maria

18 Abisaí, irmão de Joab, filho de Sár­via, que era também chefe dos trinta, brandiu sua lança contra trezentos homens e os matou, conquistando assim grande renome entre os trinta.




Versículos relacionados com II Samuel, 23:

2 Samuel 23 apresenta uma lista dos "últimos" feitos e das últimas palavras de Davi, bem como de seus valentes guerreiros. Os versículos abaixo são relacionados com temas abordados nesse capítulo:

Provérbios 29:23: "A soberba do homem o abaterá, mas a honra sustentará o humilde de espírito." Esse provérbio se relaciona com a humildade e a honra, temas presentes no capítulo 23, que destaca os feitos de Davi e seus guerreiros, homens humildes que alcançaram grandes feitos pela graça de Deus.

1 Crônicas 11:22: "Benaia, filho de Joiada, filho de um valente homem de Cabzeel, que havia feito muitas ações; este feriu os dois filhos de Ariel, de Moabe; desceu também, e matou um leão no meio de uma cova, no tempo da neve." Esse versículo fala sobre Benaia, um dos valentes guerreiros de Davi que também é mencionado em 2 Samuel 23, ressaltando a bravura e a coragem desses homens.

Salmos 18:2: "O SENHOR é o meu rochedo, a minha fortaleza, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio." Esse salmo é atribuído a Davi e se relaciona com o tema da proteção divina presente no capítulo 23, que destaca a fidelidade de Deus em proteger e sustentar Davi e seus guerreiros.

1 Crônicas 12:32: "E dos filhos de Issacar, entendidos no conhecimento dos tempos, para saberem o que Israel devia fazer; duzentos de seus irmãos estavam sob suas ordens." Esse versículo fala sobre a tribo de Issacar, que é mencionada em 2 Samuel 23 como sendo uma das tribos que se juntaram a Davi. Isso destaca a importância da sabedoria e do conhecimento para o sucesso em batalhas.

Provérbios 16:7: "Quando os caminhos do homem são agradáveis ao Senhor, até os seus inimigos fazem as pazes com ele." Esse provérbio se relaciona com a ideia presente em 2 Samuel 23 de que Deus é o protetor de Davi e seus guerreiros. Quando seguimos a vontade de Deus e buscamos agradá-lo, ele nos protege e até mesmo nossos inimigos podem se reconciliar conosco.



Chapters: