Êxodo, 18

Bíblia Ave Maria

27 Depois disso, Moisés despediu-se de seu sogro, e este voltou para sua terra.




Versículos relacionados com Êxodo, 18:

Êxodo 18 descreve a visita de Jetro, sogro de Moisés, ao acampamento de Israel no deserto. Jetro aconselha Moisés a delegar autoridade a outros líderes e a estabelecer um sistema judicial para aliviar o fardo de liderança que estava sobre ele. Além disso, Jetro oferece um sacrifício a Deus e se regozija com a libertação do povo de Israel. Abaixo estão cinco versículos da Bíblia que abordam temas relacionados a Êxodo 18:

Deuteronômio 1:9-13: "Naqueles dias, eu disse a vocês: ‘Não posso carregar sozinho todo esse povo; não posso levá-los sozinho. (...) Por isso, escolham homens sábios, inteligentes e experientes de cada uma das suas tribos, e eu os colocarei como líderes sobre vocês.’" Esse trecho da Bíblia faz referência ao conselho que Jetro dá a Moisés sobre a necessidade de delegar autoridade a outros líderes, para que ele não tivesse que carregar todo o fardo sozinho.

Deuteronômio 16:18-19: "Nomeie juízes e autoridades em cada cidade que o Senhor, o seu Deus, lhe dá para que julguem o povo com justiça. Não torça a justiça nem mostre parcialidade. Não aceite suborno, pois o suborno cega os olhos dos sábios e perverte as palavras dos justos." Esse versículo se relaciona com a sugestão de Jetro para que Moisés estabelecesse um sistema judicial para ajudá-lo a lidar com as demandas do povo.

Salmos 78:70-71: "Escolheu Davi, seu servo, e o tirou dos apriscos de ovelhas, do cuidado com os cordeiros, para ser o pastor do seu povo, Jacó, sua herança." Esse versículo é um exemplo de como Deus escolhe líderes para guiar seu povo, assim como Jetro aconselhou Moisés a escolher outros líderes para ajudá-lo a liderar os israelitas.

Provérbios 11:14: "Sem conselhos os planos fracassam, mas com muitos conselheiros eles se cumprem." Esse provérbio se relaciona com a sabedoria de Jetro em aconselhar Moisés a delegar autoridade e estabelecer um sistema judicial para ajudá-lo a liderar o povo de Israel.

1 Crônicas 26:29: "Dos filhos de Isaque, (isto é, os de Tola) foram dois chefes de famílias; de Jezer, os de Jeuel." Esse versículo se refere a um dos homens que Moisés escolheu como líder para ajudá-lo a governar o povo, destacando a importância da delegação de tarefas para uma liderança mais eficiente.



Capítulos: