Juízes, 18

Bíblia Ave Maria

19 “Cala-te – responderam-lhe –: “Põe a mão na boca, vem conos­co e tu nos servirás de pai e de sacerdote. O que é melhor para ti: ser sacerdote na casa de um particular, ou numa tribo e numa família de Israel?”.




Versículos relacionados com Juízes, 18:

Juízes 18 narra a história de uma tribo de Dan que procura por uma nova terra para habitar, e acaba encontrando um sacerdote idólatra e uma cidade chamada Laís, que é conquistada pelos homens de Dan. Os temas abordados neste capítulo incluem a busca por uma nova casa, a idolatria e a conquista de terras. Abaixo estão cinco versículos relacionados a esses temas.

Gênesis 12:1: "Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei." Assim como os homens de Dan em Juízes 18, Abrão foi chamado por Deus para sair de sua terra e procurar por um novo lar.

1 Coríntios 10:14: "Portanto, meus amados, fugi da idolatria." A história do sacerdote idólatra em Juízes 18 serve como um lembrete de que a adoração de ídolos é uma ofensa grave aos olhos de Deus.

Josué 18:3: "Disse, pois, Josué aos filhos de Israel: Até quando sereis negligentes em passardes para possuir a terra que vos deu o Senhor Deus de vossos pais?" A busca de Dan por uma nova terra em Juízes 18 reflete a importância de possuir e cuidar das terras que Deus nos deu.

Deuteronômio 20:16-17: "Mas das cidades destas nações, que o Senhor teu Deus te dá por herança, nenhuma coisa que tem fôlego deixarás com vida. Antes, destruí-las-ás totalmente: os heteus, os amorreus, os cananeus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus, como te ordenou o Senhor teu Deus." A conquista de Laís pelos homens de Dan em Juízes 18 é semelhante à conquista de terras pelos israelitas no Antigo Testamento, seguindo as instruções de Deus para tomar posse da terra prometida.

2 Samuel 7:10: "E prepararei lugar para o meu povo, para Israel, e o plantarei, para que habite no seu lugar, e nunca mais seja removido, nem os filhos da perversidade o aflijam mais, como dantes." O desejo de Dan por uma nova casa em Juízes 18 é semelhante ao desejo de Deus de encontrar um lugar permanente para seu povo, onde eles possam viver em paz e prosperidade.



Luvut: