São Mateus, 3

Bíblia Ave Maria

16 Depois que Jesus foi batizado, saiu logo da água. Eis que os céus se abriram e viu descer sobre ele, em forma de pomba, o Espírito de Deus.




Versículos relacionados com São Mateus, 3:

São Mateus 3 apresenta a figura de João Batista, que veio preparar o caminho para a vinda de Jesus Cristo. O capítulo descreve seu ministério no deserto, onde ele pregava o arrependimento e o batismo para a remissão dos pecados. João Batista é um exemplo de humildade e devoção a Deus, que chamou o povo ao arrependimento e à fé. Os versículos selecionados a seguir tratam de temas relacionados a essa mensagem de arrependimento e preparação para a chegada de Jesus:

Isaías 40:3: "Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus." Este versículo é citado em São Mateus 3:3, quando João Batista começa a pregar no deserto. A profecia de Isaías anuncia a chegada de um mensageiro que prepararia o caminho para o Senhor. João Batista cumpre essa profecia ao anunciar a vinda de Jesus Cristo.

Ezequiel 18:30: "Portanto, eu vos julgarei, a cada um conforme os seus caminhos, ó casa de Israel, diz o Senhor Deus. Tornai-vos, e convertei-vos de todas as vossas transgressões, e a iniquidade não vos servirá de tropeço." Este versículo destaca a importância do arrependimento e da mudança de vida. João Batista pregava a mesma mensagem de conversão e arrependimento, chamando o povo a se voltar para Deus e abandonar seus pecados.

Jeremias 7:3-4: "Assim diz o Senhor dos exércitos, Deus de Israel: Emendai os vossos caminhos e as vossas obras, e eu vos farei habitar neste lugar. Não confieis em palavras falsas, dizendo: Templo do Senhor, templo do Senhor, templo do Senhor é este." Este versículo adverte o povo contra a confiança vazia na religião, lembrando que Deus busca uma mudança real de coração e atitude. João Batista pregava a mesma mensagem, chamando as pessoas a se arrependerem de fato e a frutificarem em boas obras.

Mateus 3:8: "Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento." Nesse versículo, João Batista exorta o povo a produzir frutos que evidenciem o arrependimento sincero. Ele não se contentava com palavras ou cerimônias religiosas vazias, mas buscava uma mudança real de vida no coração das pessoas.

Lucas 3:16: "Ele [Jesus] vos batizará com o Espírito Santo e com fogo." Esse versículo faz referência à promessa de Jesus de enviar o Espírito Santo, que batizaria os crentes em seu nome. João Batista, ao preparar o caminho para Jesus, antecipava essa promessa e anunciava que o batismo com o Espírito Santo seria uma das marcas da vinda do Messias.



Luvut: