Êxodo, 20

Bíblia Ave Maria

14 Não cometerás adultério.*




Versículos relacionados com Êxodo, 20:

Êxodo 20 é um dos capítulos mais importantes da Bíblia, pois nele são apresentados os Dez Mandamentos, que são os princípios básicos da lei de Deus. Esses mandamentos são os pilares da moralidade e da ética cristã, e orientam o comportamento humano em relação a Deus e ao próximo. A partir dessa premissa, podemos encontrar os seguintes versículos relacionados:

Mateus 22:36-40: "Mestre, qual é o grande mandamento na lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas." Nesse trecho do Novo Testamento, Jesus resume os ensinamentos da lei de Deus nos dois grandes mandamentos de amar a Deus e ao próximo.

Romanos 13:9: "Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo." O apóstolo Paulo também resume os mandamentos de Deus na ideia de amar o próximo, mostrando que todas as outras regras se derivam desse princípio básico.

Deuteronômio 6:5: "Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de toda a tua força." Esse versículo apresenta a primeira parte do maior mandamento, que é amar a Deus com todas as nossas forças e capacidades.

João 14:15: "Se me amais, guardareis os meus mandamentos." Jesus mostra que a obediência aos mandamentos de Deus é uma forma de demonstrar nosso amor e respeito por Ele.

1 João 5:3: "Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados." Esse versículo mostra que o amor a Deus se manifesta através da obediência aos seus mandamentos, que são um reflexo do seu caráter e da sua vontade para a humanidade.



Poglavlja: