Lamentações, 4

Bíblia Ave Maria

21 Shin: Exulta, alegra-te, filha de Edom, habitante da terra de Us! A ti também será passado o cálice, e embriagada descobrirás tua nudez.*




Versículos relacionados com Lamentações, 4:

Lamentações 4 fala sobre a destruição de Jerusalém e a punição que o povo sofreu por causa de seus pecados. O capítulo também descreve a situação desesperadora dos habitantes da cidade, que passaram fome e sofreram outras formas de violência. Aqui estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em Lamentações 4:

Salmos 137:7: "Lembra-te, Senhor, dos filhos de Edom, no dia de Jerusalém, que diziam: Descobri-a, descobri-a até aos seus alicerces." Este salmo é uma lamentação dos judeus que foram levados cativos para a Babilônia, e ele lembra do sofrimento dos habitantes de Jerusalém. O verso citado pede que Deus se lembre daqueles que contribuíram para a destruição da cidade.

Isaías 3:8: "Jerusalém está arruinada, e Judá caiu; porque a sua língua e as suas obras são contra o Senhor, para provocarem os olhos da sua glória." Este verso descreve a queda de Jerusalém e Judá, e atribui a culpa aos seus habitantes por causa de suas ações pecaminosas.

Ezequiel 5:10: "Portanto, os pais comerão a seus filhos no meio de ti, e os filhos comerão a seus pais; e executarei em ti juízos, e tudo o que restar de ti espalharei a todos os ventos." Este verso descreve a fome extrema que ocorreu durante o cerco de Jerusalém, que levou as pessoas a recorrerem ao canibalismo.

Lamentações 4:9: "Os que foram mortos à espada foram mais felizes do que os que morreram de fome; porque estes, esgotados pelos efeitos da fome, iam desfalecendo aos poucos, até expirarem, ao passo que aqueles, atravessados pela espada, morriam subitamente." Este verso descreve a diferença entre as mortes que ocorreram durante o cerco, e afirma que morrer pela espada era preferível à morte lenta e agonizante por causa da fome.

Jeremias 19:9: "Farei com que comam a carne de seus filhos e a carne de suas filhas, e comerão cada um a carne do seu próximo, durante o cerco e no aperto com que os apertarão os seus inimigos, e os que procuram tirar-lhes a vida." Este verso é uma profecia da destruição de Jerusalém, e afirma que o povo sofrerá tanto durante o cerco que recorrerá ao canibalismo para sobreviver.



Fejezetek: