Gênesis, 34

Bíblia Ave Maria

28 Tomaram suas ovelhas, seus bois, seus jumentos e tudo o que havia na cidade como nos campos.




Versículos relacionados com Gênesis, 34:

Gênesis 34 conta a história de Diná, filha de Jacó, que é estuprada por um príncipe de uma cidade vizinha chamado Siquém. Os irmãos de Diná, indignados com o ocorrido, planejam uma vingança contra a cidade de Siquém. Eles enganam os homens de Siquém e matam todos eles. Jacó fica chocado com a violência de seus filhos e teme a retaliação dos vizinhos. Aqui estão cinco versículos relacionados aos temas abordados em Gênesis 34:

Provérbios 31:8-9 - "Abre a tua boca a favor do mudo, pelo direito de todos os desamparados. Abre a tua boca, julga retamente, e faze justiça aos pobres e aos necessitados." Este versículo destaca a importância de defender os oprimidos e fazer justiça em situações de violência e abuso. Diná foi estuprada e seus irmãos buscaram vingança, mas o resultado foi uma situação ainda mais violenta.

Êxodo 20:13 - "Não matarás." Este versículo é um mandamento claro contra o assassinato. Os irmãos de Diná cometeram um ato de violência e assassinato ao matar todos os homens de Siquém em retaliação pelo estupro de Diná.

Provérbios 14:29 - "O longânimo é grande em entendimento, mas o de ânimo precipitado exalta a loucura." Este versículo destaca a importância da paciência e do entendimento em situações conflituosas. Os irmãos de Diná agiram precipitadamente e cometeram um ato violento que poderia ter consequências ainda piores.

Romanos 12:19 - "Amados, nunca procurem vingança, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: ‘Minha é a vingança; eu retribuirei’, diz o Senhor." Este versículo destaca a importância de confiar em Deus para fazer justiça e evitar a busca por vingança pessoal. Os irmãos de Diná buscaram vingança por conta própria e cometeram um ato violento.

Mateus 5:38-39 - "Ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho, e dente por dente’. Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra." Este versículo destaca a importância de não responder à violência com mais violência, mas sim de buscar a paz e a reconciliação. Os irmãos de Diná responderam ao estupro de sua irmã com violência e assassinato, criando uma situação ainda mais problemática.



Capitoli: