Números, 10

Bíblia Ave Maria

29 Moisés disse a Hobab, filho de Raguel, o madianita, seu sogro: “Nós partimos para o lugar que o Senhor nos prometeu dar. Vem conosco, e te haveremos de tratar bem, porque o Senhor prometeu fazer bem a Israel”.




Versículos relacionados com Números, 10:

Números 10 descreve a preparação dos filhos de Israel para deixarem o Monte Sinai em direção à Terra Prometida. O capítulo inclui instruções para a fabricação de duas trombetas de prata para serem usadas como sinais para a congregação. Os levitas foram designados para cuidar do tabernáculo e do transporte das tendas. Então, quando as trombetas soavam, os filhos de Israel partiam para a próxima etapa da jornada. Abaixo estão cinco versículos relacionados aos temas abordados em Números 10.

Números 2:17: "Então a tenda da congregação partirá com o acampamento dos levitas no meio dos acampamentos; assim como eles acampam, assim partirão, cada um na sua posição, segundo as suas bandeiras." Este versículo fala sobre a organização dos filhos de Israel durante a jornada e como eles se moviam em formação. Os levitas eram responsáveis por cuidar do tabernáculo e se posicionavam no meio dos acampamentos.

Números 9:15-16: "No dia em que foi levantado o tabernáculo, a nuvem cobriu o tabernáculo, a saber, a tenda do testemunho; à tarde havia sobre o tabernáculo uma aparência de fogo, até a manhã. Assim acontecia regularmente; a nuvem cobria-o, e à noite havia aparência de fogo." Este versículo descreve como Deus guiou os filhos de Israel durante a jornada no deserto. A nuvem e o fogo eram sinais visíveis da presença de Deus e indicavam quando era hora de partir.

Deuteronômio 1:33: "Quem, no caminho, adiante de vós, ia diante de vós, de noite no fogo, para vos mostrar o lugar onde havíeis de acampar, e de dia na nuvem." Este versículo é uma referência à nuvem e ao fogo que guiavam os filhos de Israel durante a jornada no deserto. Mostra que Deus estava presente e os liderava, mesmo em momentos difíceis.

Salmos 81:3: "Tocai a trombeta na lua nova, no tempo apontado da nossa solenidade." Este versículo menciona o uso da trombeta em celebrações religiosas. As trombetas de prata descritas em Números 10 eram usadas como sinais para a congregação, mas também eram usadas em momentos de adoração e celebração.

Mateus 24:31: "E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus." Este versículo é uma referência à volta de Jesus e à ressurreição dos mortos. A imagem de anjos tocando trombetas é uma figura simbólica usada para descrever o evento. A trombeta é um símbolo de anúncio e preparação para o grande evento.



Capitoli: