Baruc, 2

Bíblia Ave Maria

17 Abri os vossos olhos, e volvei-os sobre nós! Não são os mortos das moradas subterrâneas, cujo sopro se lhes desprendeu das entranhas, que rendem glória ao Senhor, e louvam sua justiça,




Versículos relacionados com Baruc, 2:

Baruc 2 é um capítulo do Antigo Testamento que apresenta uma oração penitencial escrita pelo profeta Baruc em nome do povo de Israel, que está sofrendo as consequências do exílio na Babilônia devido a sua desobediência a Deus. Nesta oração, Baruc reconhece os pecados do povo e pede a Deus que tenha misericórdia e perdoe seus pecados. A seguir estão cinco versículos relacionados aos temas abordados em Baruc 2, em ordem de proximidade com o capítulo:

Jeremias 14:20: "Nós reconhecemos, ó Senhor, nossas impiedades, a iniquidade de nossos pais; porque pecamos contra ti." Este versículo reconhece a culpa do povo de Israel pelos pecados que cometeu contra Deus, tema central da oração de Baruc.

Salmos 106:6: "Pecamos como nossos pais, cometemos iniquidade, fomos ímpios." Este verso reconhece a conexão entre os pecados do povo de Israel e os pecados de seus antepassados, como mencionado por Baruc em sua oração.

Salmos 130:3-4: "Se tu, Senhor, observares as iniquidades, Senhor, quem subsistirá? Mas contigo está o perdão, para que sejas temido." Este versículo destaca a natureza misericordiosa de Deus, um tema que é central na oração de Baruc.

Neemias 9:17: "Recusaram-se a obedecer e não se lembraram dos teus maravilhosos feitos que fizeste entre eles; endureceram a sua nuca e, na sua rebelião, propuseram pôr um chefe para voltarem à sua escravidão. Mas tu és um Deus que perdoa, clemente e misericordioso, tardio em irar-se e grande em bondade, e não os abandonaste." Este versículo destaca a natureza perdoadora de Deus, um tema importante na oração de Baruc.

Isaías 55:6-7: "Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno, os seus pensamentos e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar." Este versículo destaca a importância da busca por Deus e do arrependimento, temas centrais na oração de Baruc.



Capítulos: