II Crônicas, 19

Bíblia Ave Maria

10 Em todo litígio trazido à vossa presença por vossos irmãos, estabelecidos em vossas cidades, quer se trate de assassínio, de lei, de preceito ou ordenações esclarecei-os, para que não se tornem culpados diante do Senhor e que sua ira não se inflame contra vós e contra vossos irmãos. Agi dessa maneira para não vos tornardes culpados.




Versículos relacionados com II Crônicas, 19:

2 Crônicas 19 relata a história do rei Josafá, que após sua vitória sobre os moabitas e amonitas, retorna a Jerusalém e é confrontado pelo profeta Jeú, que o adverte sobre a aliança que fez com o rei Acabe, que era um homem ímpio. Josafá então estabelece juízes em todas as cidades de Judá e os instrui a julgar com justiça e temor a Deus. Os versículos abaixo foram selecionados por sua similaridade com os temas abordados no capítulo.

Provérbios 21:3: "Praticar a justiça e o direito é mais aceitável ao Senhor do que oferecer sacrifícios." Este versículo destaca a importância da justiça e do direito aos olhos de Deus, que valoriza mais a prática dessas virtudes do que as ofertas e sacrifícios.

Deuteronômio 16:18-20: "Designarás juízes e oficiais em todas as cidades que o Senhor teu Deus te dá, segundo as tuas tribos; e eles julgarão o povo com justiça. Não torcerás o juízo, não farás acepção de pessoas, nem receberás suborno; porquanto o suborno cega os olhos dos sábios e perverte as palavras dos justos. Seguirás somente a justiça, para que vivas e possuas a terra que o Senhor teu Deus te dá." Esses versículos instruem sobre a nomeação de juízes e a importância de julgar com justiça, sem acepção de pessoas e sem ser corrompido pelo suborno.

Provérbios 28:5: "Os homens maus não entendem o juízo, mas os que buscam ao Senhor entendem tudo." Este versículo ressalta a importância da busca por Deus para compreender o juízo e a justiça.

2 Crônicas 19:6-7: "Disse mais a juízes: Vede o que fazeis, porque não julgais da parte do homem, senão da parte do Senhor, e ele está convosco quando vindicais. Agora, pois, seja o temor do Senhor convosco; tomai cuidado e fazei-o, porque não há no Senhor nosso Deus iniqüidade, nem acepção de pessoas, nem aceita suborno." Esses versículos reforçam a mensagem de Josafá aos juízes, instruindo-os a julgar com a consciência de que estão agindo em nome de Deus, que é justo e não aceita suborno.

Miquéias 6:8: "Ele te declarou, ó homem, o que é bom e o que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus." Este versículo resume os princípios que Josafá ensinou aos juízes de Judá, destacando a importância da justiça, da misericórdia e da humildade diante de Deus.



Capítulos: