II Crônicas, 13

Bíblia Ave Maria

1 No décimo oitavo ano do reinado de Jeroboão, Abias tornou-se rei de Judá e reinou três anos em Jerusalém.

2 Sua mãe chamava-se Maaca, filha de Uriel de Gabaá.

3 Abias e Jeroboão fizeram guerra entre si. Abias encetou as operações com um exército de quatrocentos mil valentes guerreiros de escol. Jeroboão dispôs contra ele oitocentos mil valentes guerreiros de escol.

4 De pé, no alto do monte Semaraim, que está na montanha de Efraim, Abias gritou: “Escutai-me, Jeroboão, e todo o Is­rael!

5 Não deveríeis vós saber que o Senhor, Deus de Israel, deu para sempre o reino de Israel a Davi e a seus filhos, em virtude de uma aliança inviolável?

6 Jeroboão, filho de Nabat, servo de Salomão, filho de Davi, orgulhosamente revoltou-se contra seu senhor.

7 Homens maus e perversos juntaram-se a ele e se opuseram a Roboão, filho de Salomão. Roboão, que era jovem ainda e tímido, não pôde resistir-lhes.

8 E agora, pensais em oferecer resistência ao Reino do Senhor, que está nas mãos do filho de Davi. Vós sois uma grande multidão e tendes convosco os bezerros de ouro que Jeroboão fez para vós à maneira de deuses.

9 Demitistes os sacerdotes do Senhor, os filhos de Aarão e os levitas, instituindo para vós sacerdotes, à maneira dos pagãos. Todo o que veio com um novilho e sete carneiros para se consagrar, tornou-se sacerdote dos falsos deuses.

10 Para nós, é o Senhor o nosso Deus e não o abandonamos. Os filhos de Aarão é que são sacerdotes a serviço do Senhor e são os levitas que desempenham as funções.

11 Cada manhã e cada tarde queimam em honra do Senhor os holocaustos e o incenso aromático. Os pães da proposição são dispostos na mesa pura e cada tarde são acendidas as lâmpadas do candelabro de ouro. É porque nós observamos a Lei do Senhor, nosso Deus, enquanto vós o abandonastes.

12 Vede: Deus e seus sacerdotes estão conosco à nossa frente e temos as trombetas retumbantes para fazê-las soar contra vós. Israelitas, não luteis contra o Senhor, Deus de vossos pais, porque isso não vos trará nenhuma felicidade”.

13 Então, Jeroboão executou uma manobra com as tropas colocadas em emboscada, dando uma volta, para surpreender o inimigo pelas costas, de sorte que seu exército fazia frente a Judá e a emboscada se encontrava à retaguarda.

14 As tropas de Judá, ao se voltarem, viram-se atacadas pela frente e pela retaguarda. Invocaram então o Senhor, enquanto os sacerdotes tocavam a trombeta.

15 Judá soltou o grito de guerra e enquanto ecoava esse clamor, Deus feriu Jeroboão e todo o Israel diante de Abias e de Judá.

16 Os israelitas fugiram diante dos homens de Judá, às mãos dos quais Deus os entregou.

17 Abias e seu exército fizeram uma grande matança: quinhentos mil guerreiros escolhidos do campo de Israel tombaram feridos de morte.

18 Isso foi, naquele tempo, humilhante para os israelitas, enquanto que os filhos de Judá obtiveram a vitória, porque se apoiaram no Senhor, o Deus de seus pais.

19 Abias perseguiu Jeroboão e dele arrebatou várias cidades: Betel, Jesana

20 e Efron, assim como as localidades que delas dependiam. No tempo de Abias, Jeroboão não se restabeleceu.

21 O Senhor o feriu e ele morreu, enquanto o poder de Abias aumentava. Abias tomou por esposas catorze mulheres; gerou vinte e dois filhos e dezesseis filhas.

22 O restante dos atos e feitos de Abias, assim como suas palavras, está relatado nos discursos do profeta Ado.




Versículos relacionados com II Crônicas, 13:

2 Crônicas 13 narra a guerra entre Abias, rei de Judá, e Jeroboão, rei de Israel, que havia se rebelado contra Roboão e formado um reino separado ao norte. Durante a batalha, Abias faz um discurso em que lembra o povo de Judá da aliança que Deus fez com Davi e seus descendentes, e como essa aliança lhes dava a vantagem moral sobre Israel.

Salmos 78:9: "Os filhos de Efraim, armados e trazendo arcos, viraram as costas no dia da peleja." Este versículo fala sobre a traição e deserção de uma tribo de Israel durante uma batalha, o que poderia ter sido semelhante à traição de Jeroboão por alguns de seus homens.

Salmos 78:35: "E se lembraram de que Deus era a sua rocha, e o Deus Altíssimo o seu Redentor." Este versículo lembra a importância de confiar em Deus e lembrar das suas promessas durante momentos difíceis, como a batalha entre Judá e Israel.

Salmos 78:71: "De após as ovelhas deu-o a pastorear, e a Jacó, seu povo, a Israel, sua herança." Este versículo fala sobre como Deus escolheu Davi, um simples pastor de ovelhas, para ser o rei de Israel e liderar seu povo, lembrando a aliança feita com Davi que Abias menciona em seu discurso.

Isaías 55:3: "Inclinai os ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei um pacto perpétuo, dando-vos as firmes beneficências de Davi." Este versículo fala sobre o convite de Deus para seu povo, oferecendo a eles a vida e uma aliança perpétua, que pode ser interpretada como uma referência à aliança de Deus com Davi que Abias menciona.

Salmos 33:16: "Não há rei que se salve com o grande exército; nem o homem valente se livra pela muita força." Este versículo lembra que a vitória em uma batalha não depende apenas do tamanho ou força do exército, mas também da vontade de Deus e da justiça da causa.



Capítulos: