Josué, 22

Bíblia Ave Maria

1 Josué convocou os rubenitas, os gaditas e a meia tribo de Manas­sés:

2 “Observastes – disse-lhes ele – tudo o que vos ordenou Moisés, servo do Senhor, e obedecestes a todos os mandamentos que vos dei.

3 Durante todo esse tempo, até o dia de hoje, não abando­nastes vossos irmãos, observando fielmente o mandamento do Senhor, vosso Deus.

4 Agora que o Senhor, vosso Deus, deu aos vossos irmãos o descanso que ele havia prometido, retomai o caminho de vossas tendas na terra que vos pertence, e que Moisés, servo do Senhor, vos deu além do Jordão.

5 Tende muito cuidado, no entanto, de pôr em prática os mandamentos e as leis que vos prescreveu Moisés, servo do Senhor: amar o Senhor, vosso Deus, andar em todos os seus caminhos, guardar os seus mandamentos e unir-vos a ele, servindo de todo o vosso coração e de toda a vossa alma”.

6 Josué abençoou-os e os despediu, e eles voltaram para as suas tendas.

7 Ora, Moisés tinha dado a uma meia tribo de Manassés uma parte em Basã; por isso, Josué deu à outra meia tribo uma parte entre seus irmãos ao ocidente, aquém do Jordão. Despedindo-os para as suas tendas, Josué deu-lhes esta bênção:

8 “Voltais para vossas tendas com grandes riquezas – numerosos rebanhos, prata e ouro, bronze e ferro, e vestidos em grande quantidade – e reparti com vossos irmãos os despojos de vossos inimigos”.

9 Os filhos de Rúben, de Gad e da meia tribo de Manassés separaram-se dos israe­litas em Silo, na terra de Canaã, e retomaram o caminho da terra de Galaad, terra cuja propriedade tinha recebido por mandamento do Senhor, transmitido a Moisés.

10 E, tendo chegado aos distritos do Jordão, que pertencem à terra de Canaã, os filhos de Rúben, de Gad, da meia tribo de Manassés levantaram, ali junto ao Jordão, um enorme altar, que se podia ver de longe.

11 Os israelitas, tendo ouvido que os filhos de Rúben, de Gad e da meia tribo de Manassés tinham levantado um altar defronte da terra de Canaã, na região do Jordão do lado dos israelitas,

12 reuniram-se todos em Silo para irem combater contra eles.

13 Enviaram aos filhos de Rúben, de Gad e da meia tribo de Manassés, na terra de Galaad, o sacerdote Fineias, filho de Eleazar,

14 juntamente com dez príncipes, chefes de casas patriarcais, um chefe por tribo, sendo todos chefes de casas patriarcais entre os milhares de Israel.

15 Estes, chegando junto aos filhos de Rúben, de Gad e da meia tribo de Manassés, na terra de Galaad, disseram-lhes:

16 “Eis a mensagem da assembleia do Senhor: Que infidelidade é essa que cometeis contra o Deus de Israel, desviando-vos hoje do Senhor e levantando um altar, o que é presentemente um ato de revolta contra ele?

17 Porven­tura não nos basta o pecado de Fegor, do qual ainda hoje não estamos purificados, apesar do castigo que feriu a assembleia do Senhor? E vós vos desviais hoje do Senhor!

18 Se vos revoltais hoje contra o Senhor, amanhã sua cólera se inflamará contra toda a assembleia de Israel.

19 Se julgais que a terra de vossa herança é impura, passai para a terra que é a propriedade do Senhor, onde se acha sua morada, e instalai-vos no meio de nós; mas não vos revolteis contra o Senhor, nem contra nós, construindo outro altar além do altar do Senhor, nosso Deus.

20 Não houve uma explosão de cólera do Senhor contra toda a assembleia de Israel quando Acã, filho de Zaré, pecou contra o que estava votado ao interdito? E não foi só ele que pereceu por causa de seu crime”.

21 Os filhos de Rúben, de Gad e da meia tribo de Manassés responderam aos chefes dos milhares de Israel:

22 “Deus Todo-poderoso, o Senhor Deus Todo-poderoso, o Senhor sabe, e Israel o saiba: se foi por espírito de revolta e por infidelidade para com o Senhor, que ele não nos poupe neste dia!...

23 Se foi para desviar-nos do Senhor que levantamos um altar, e se foi para oferecermos sobre ele holo­caustos, oblações e sacrifícios de ações de graças, o Senhor mesmo nos peça conta disso!

24 Se o fizemos, foi antes por temor de que vossos filhos digam um dia aos nossos: “Que tendes vós em comum com o Senhor, Deus de Israel?

25 O Senhor pôs o rio Jordão como fronteira entre nós e vós, ó filhos de Rúben e de Gad: não tendes parte com o Senhor. E, desse modo, vossos filhos poderiam afastar os nossos do culto do Senhor.

26 Por isso, combinamos entre nós: construamos um altar, não para holocaustos e sacrifícios,

27 mas para que seja um testemunho entre nós e vós, entre os nossos filhos e os vossos, de que prestamos culto ao Senhor em sua presença, oferecendo-lhe nossos holocaustos, nossos sacrifícios e nossas ações de graças, e para que os vossos filhos não digam amanhã aos nossos: vós não tendes parte com o Senhor.

28 Se, pois, amanhã eles nos falassem assim, a nós ou aos nossos descendentes, poderíamos responder-lhes: vede a forma do altar do Senhor que nossos pais construíram, não para holocaustos e sacrifícios, mas para servir de testemunho entre nós e vós.

29 Longe de nós o pensamento de querer revoltar-nos contra o Senhor, desviando-nos hoje dele por termos construído um altar para holocaustos, oblações e sacrifícios, fora do altar que está diante da morada do Senhor, nosso Deus!”.

30 Tendo ouvido as palavras dos filhos de Rúben, de Gad e da meia tribo de Manassés, o sacerdote Fineias e os príncipes da assembleia, chefes dos milhares de Israel que o acompanhavam, deram-se por satisfeitos.

31 Então o sacerdote Fineias, filho de Eleazar, disse aos filhos de Rúben, de Gad e de Manassés: “Reconhecemos hoje que o Senhor está no meio de nós, visto que não cometestes esse pecado contra ele, e salvastes assim os israelitas da mão do Senhor!”.

32 O sacerdote Fineias, filho de Eleazar, deixando os filhos de Rúben e de Gad, voltou com os príncipes da terra de Galaad para a terra de Canaã, para junto dos israelitas, e fez-lhes um relatório de tudo.

33 Alegraram-se com isso, bendisseram a Deus e não pensaram mais em sair contra eles para devastar a terra habitada pelos filhos de Rúben e de Gad.

34 Por isso, os filhos de Rúben e de Gad chamaram ao altar que tinham construído Ed, porque, disseram eles, “ele é testemunho entre nós de que o Senhor é o verdadeiro Deus”.




Versículos relacionados com Josué, 22:

O capítulo 22 de Josué narra o retorno dos dois tribos e meia, que haviam sido autorizados a se estabelecerem do outro lado do rio Jordão, para suas terras de origem em Israel. Antes de retornar, eles decidiram construir um altar como um memorial de testemunho da sua relação com o Senhor. Isso gerou um grande conflito entre as tribos ocidentais de Israel, que temiam que o altar fosse usado para oferecer sacrifícios que não eram permitidos pelo Senhor. A seguir estão cinco versículos relacionados com o tema dos capítulos selecionados de outros livros da Bíblia:

Êxodo 20:24-26: "Façam um altar de terra para mim, e nele sacrifiquem os seus holocaustos e ofertas de comunhão, as suas ovelhas e bois. Em todo lugar onde eu fizer lembrar o meu nome, virei a vocês e os abençoarei. E se fizerem um altar de pedras para mim, não as trabalhem com ferramentas, pois se usarem um ferro nele, vocês o estarão profanando." Este versículo fala sobre como Deus instruiu os israelitas a construírem altares e oferecerem sacrifícios a Ele, mas também fornece detalhes específicos sobre como esses altares devem ser construídos.

Levítico 17:8-9: "Diga-lhes: Qualquer israelita ou estrangeiro que morar entre eles e oferecer holocaustos ou outros sacrifícios, mas não os trouxer à entrada da tenda do encontro para prestar culto ao Senhor, será eliminado do meio do seu povo." Este versículo fornece uma lei importante sobre onde os sacrifícios devem ser oferecidos e destaca a importância de seguir os procedimentos corretos para agradar ao Senhor.

Números 32:20-22: "Responderam a Moisés: Se permitires, daremos aos nossos rebanhos pasto aqui, nesta região. Moisés, porém, disse-lhes: Se o fizerem, quando todos partirem para a guerra, vocês ficarão aqui, sozinhos. Por que vocês querem fazer com que os israelitas percam a coragem para atravessar o Jordão e entrar na terra que o Senhor, nosso Deus, está dando a eles?" Este versículo fala sobre a importância de as tribos permanecerem unidas e apoiarem umas às outras na conquista da Terra Prometida.

Josué 1:18: "Todo lugar que a sola do seu pé pisar eu lhe dei, como eu prometi a Moisés." Este versículo fala sobre a promessa de Deus de dar toda a terra que os israelitas pisassem a eles. Ele destaca a importância de manter essa promessa e conquistar todas as terras que foram prometidas a eles.

Provérbios 17:14: "O começo da discussão é como a abertura de uma represa; por isso, antes que a briga comece, interrompa-a." Este versículo fala sobre a importância de evitar conflitos desnecessários e resolver disputas de forma pacífica. Ele pode ser aplicado ao conflito entre as tribos de Israel em Josué 22.



Capítulos: