Números, 12

Bíblia Ave Maria

1 Maria e Aarão criticaram Moisés por causa da mulher etíope que ele desposara. (Moisés tinha, com efeito, tomado uma mulher etíope.)*

2 “Porventura é só por Moisés – diziam eles – que o Senhor fala? Não fala ele também por nós?” E o Senhor ouviu isso.

3 Ora, Moisés era um homem muito paciente, o mais pacien­te da terra.

4 Logo falou o Senhor a Moisés, a Aarão e a Maria: “Ide todos os três à tenda de reunião”. E eles foram.

5 O Senhor desceu na coluna de nuvem e parou à entrada da tenda. Chamou Aarão e Maria, e eles aproximaram-se.

6 “Ouvi bem – disse ele – o que vou dizer: Se há entre vós um profeta, eu lhe aparecerei em visão; eu, o Senhor, é em sonho que lhe falarei.

7 Mas não é assim a respeito de meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa.

8 A ele eu lhe falo face a face, manifesto-me a ele sem enigmas, e ele contempla o rosto do Senhor. Por que vos atrevestes, pois, a falar contra o meu servo Moisés?”

9 A cólera do Senhor se acendeu contra eles.

10 O Senhor partiu, e a nuvem retirou-se de sobre a tenda. No mesmo instante, Maria foi ferida por uma lepra branca como a neve. Aarão, olhando para ela, viu-a coberta de lepra.

11 Aarão disse então a Moisés: “Rogo-te, meu senhor, não nos faças levar o peso desse pecado que cometemos num momento de loucura, e do qual somos culpados.

12 Que ela não fique como um aborto que sai do ventre de sua mãe, com a carne já meio consumida!”.

13 Moisés orou ao Senhor: “Ó Deus – disse ele – rogo-vos que a cureis”.

14 O Senhor disse a Moisés: “Se seu pai lhe tivesse cuspido no rosto, não estaria ela coberta de vergonha durante sete dias? Que ela seja excluída do acampamento durante sete dias; depois será reintegrada”.

15 Maria foi, pois, excluí­da do acampamento durante sete dias e o povo não se moveu daquele lugar, enquanto ela não foi reintegrada.

16 Depois disso, o povo partiu de Ha­serot, e acampou no deserto de Farã.




Versículos relacionados com Números, 12:

Números 12 relata uma situação em que Miriã e Arão, irmã e irmão de Moisés, começam a falar mal de Moisés por causa de sua esposa cuxita. Eles questionam a autoridade de Moisés e questionam por que Deus fala apenas com ele. Como resultado, Deus repreende Miriã e Arão, e Miriã é punida com lepra. Abaixo estão quatro versículos relacionados aos temas abordados em Números 12.

Êxodo 4:24-26: "Ora, aconteceu que, no caminho, numa estalagem, o SENHOR lhe saiu ao encontro, e o quis matar. Então, tomou Zípora uma pedra aguda, cortou a foreskin do filho e a lançou aos pés de Moisés, dizendo: Tu me és marido sanguinário. E o SENHOR o deixou em paz. Ela disse: Marido sanguinário, por causa da circuncisão." Este versículo menciona a esposa cuxita de Moisés e o incidente em que ela salva a vida de Moisés realizando a circuncisão do filho deles. Esse incidente pode ter relação com a crítica de Miriã e Arão a respeito da esposa cuxita de Moisés.

Deuteronômio 18:18-19: "Suscitarei para eles um profeta como tu, dentre seus irmãos, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. E será que qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, eu o requererei dele." Este versículo menciona a promessa de Deus de levantar um profeta como Moisés para liderar os filhos de Israel. Isso pode ter relação com a crítica de Miriã e Arão a respeito da autoridade de Moisés.

João 7:16-18: "Jesus respondeu: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou. Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo. Quem fala de si mesmo busca a sua própria glória; mas o que busca a glória daquele que o enviou, esse é verdadeiro, e não há nele injustiça." Este versículo menciona a relação entre a autoridade de Jesus e a vontade de Deus. Pode ser relacionado à crítica de Miriã e Arão a respeito da autoridade de Moisés e sua relação com Deus.

Gálatas 6:7: "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará." Este versículo enfatiza a importância de sermos cuidadosos com nossas palavras e ações, porque elas têm consequências. Pode ser relacionado à crítica de Miriã e Arão a respeito de Moisés e sua esposa.



Capítulos: