Apocalipse, 21

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Depois vi um novo céu e uma nova terra, porque o primeiro céu e a primeira terra desapareceram, e o mar já não existia.

2 E vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, de junto de Deus, adornada Como uma esposa ataviada para o seu esposo. (ver nota)

3 E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: "Eis o tabernáculo de Deus com os homens: habitará com eles, eles serão o seu povo, e o mesmo Deus será com eles.

4 Enxugar-lhes-á todas as lágrimas dos seus olhos; não haverá mais morte, nem luto, nem grito, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.

5 E o que estava sentado no trono disse: "Eis que renovo todas as coisas." E ajuntou: "Escreve, porque estas palavras são seguras e autênticas."

6 Depois disse-me: "Está feito! Eu sou o Alfa e o Ómega, o princípio e o fim (de tudo). Darei gratuitamente da fonte da água da vida ao que tiver sede. (ver nota)

7 Aquele que vencer, terá esta herança, e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.

8 Mas, pelo que toca aos tímidos, aos incrédulos, aos execráveis, aos homicidas, aos fornicadores, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no tanque ardente de fogo e de enxofre: o que é a segunda morte."

9 Então veio um dos sete anjos, que tinham as sete taças cheias das sete últimas pragas, e falou comigo, dizendo: "Vem , e eu te mostrarei a noiva, a esposa do Cordeiro."

10 E transportou-me em espírito a uma grande e alta montanha e mostrou-me a cidade santa. Jerusalém, que descia do céu de junto de Deus,

11 a qual tinha a glória de Deus; o seu brilho era semelhante a uma pedra muito preciosa, a uma pedra de jaspe cristalino.

12 Tinha um muro grande e alto com doze portas, e nas portas doze anjos e uns nomes escritos, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel.

13 Três portas (estavam) ao oriente, três portas ao setentrião, três portas ao meio-dia e três portas ao ocidente.

14 O muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles os doze nomes dos doze Apóstolos do Cordeiro.

15 E o que falava comigo tinha uma cana de ouro de medir, para medir a cidade, as suas portas e o muro.

16 A cidade é quadrangular, tão comprida como larga. Mediu a cidade com a cana; doze mil estádios. O seu comprimento, a sua altura e a sua largura são iguais. (ver nota)

17 Mediu também o seu muro; cento e quarenta e quatro côvados, medida de homem, que é também medida de anjo, (ver nota)

18 O muro é construído de pedra de jaspe, e a cidade é de ouro puro, semelhante a puro cristal.

19 Os fundamentos do muro da cidade são ornados de toda a qualidade de pedras preciosas. O primeiro fundamento é de jaspe; o segundo de safira; o terceiro de calcedónia; o quarto de esmeralda;

20 o quinto de sardónica; o sexto de sárdio; o sétimo de crisólito; o oitavo de berilo; o nono de topázio; o décimo de crisópraso; o undécimo de jacinto, o duodécimo de ametista.

21 As doze portas são doze pérolas; cada porta é feita de uma só pérola, e a praça da cidade é de ouro puro, translúcido como cristal.

22 Não vi templo nela, porque o Senhor Deus omnipotente com o Cordeiro é o seu templo.

23 A cidade não tem necessidade do sol, nem da lua, que a iluminem, porque a glória de Deus a ilumina, e o seu luzeiro é o Cordeiro.

24 As nações caminharão à sua luz, e os reis da terra lhe trarão a sua glória.

25 As suas portas não se fecharão durante todo o dia, porque ali não haverá noite.

26 Levar-lhe-ão a glória e a honra das nações.

27 Não entrará nela coisa alguma contaminada, nem quem cometa abominação ou mentira, mas sòmente aqueles que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.




Versículos relacionados com Apocalipse, 21:

O capítulo 21 do livro de Apocalipse fala sobre a nova Jerusalém, a cidade santa de Deus que desce do céu. Ele descreve a beleza e glória dessa cidade eterna, onde não haverá mais dor, morte ou tristeza. Os versículos a seguir foram selecionados por sua relação com os temas abordados neste capítulo.

Isaías 65:17: "Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão." Este versículo fala sobre a criação de novos céus e nova terra, que é um tema semelhante ao novo céu e a nova terra mencionados em Apocalipse 21:1.

2 Pedro 3:13: "Mas, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça." Este versículo também fala sobre a criação de novos céus e nova terra e menciona a justiça que habita lá, assim como Apocalipse 21:27 menciona que nada impuro entrará na nova Jerusalém.

Mateus 5:8: "Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus." Este versículo se relaciona com Apocalipse 21:3, que fala sobre a habitação de Deus com os homens na nova Jerusalém. A pureza de coração é uma condição para ver a Deus.

Isaías 25:8: "Aniquilará a morte para sempre, e assim enxugará o Senhor DEUS as lágrimas de todos os rostos, e tirará o opróbrio do seu povo de toda a terra; porque o SENHOR o disse." Este versículo fala sobre a eliminação da morte e do sofrimento, um tema comum em Apocalipse 21:4, que menciona a ausência de morte, luto, pranto e dor na nova Jerusalém.

Hebreus 12:22-24: "Mas tendes chegado ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos; À universal assembléia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados; E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel." Este versículo se relaciona com Apocalipse 21:2, que fala sobre a descida da nova Jerusalém do céu. Ambos descrevem a cidade celestial de Deus e a habitação dos santos.





Capítulos: