I São Pedro, 2

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Deixando, pois, toda a malícia, todo o engano, dissimulações, invejas e toda a sorte de detrações,

2 como meninos recém-nascidos, desejai ardentemente o puro leite espiritual, para, por meio dele, crescerdes para a salvação — (ver nota)

3 se é que saboreastes como é doce o Senhor (Ps. 33, 9)

4 Aproximai-vos dele, pedra viva, rejeitada pelos homens, mas escolhida e honrada por Deus,

5 e vós também, como pedras vivas, prestai-vos a entrar na edificação de uma casa espiritual, para formar assim o sacerdócio santo para oferecer sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus por Jesus Cristo.

6 Por isso se lê na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida, preciosa, e o que confiar nela não será confundido (Is. 28, 16).

7 Honra, pois, a vós, crentes; para os incrédulos, porém, a pedra que os construtores regeitaram tornou-se cabeça do ângulo,

8 pedra de tropeço e pedra de escândalo (Ps. 117, 22; Is. 8, 14). Eles tropeçam, porque se recusam a crer na palavra (do Evangelho): é a isso que estão destinados. (ver nota)

9 Vós, porém, sois uma geração escolhida, um sacerdócio real, uma gente santa, um povo adquirido por Deus, para que publiqueis as perfeições daquele que das trevas vos chamou à luz admirável. (ver nota)

10 Vós, que outrora não éreis seu povo, agora sois povo de Deus: vós, que não tínheis alcançado misericórdia (Os. 2, 23), agora alcançastes misericórdia.

11 Carrissimos, rogo-vos que, como estrangeiros e peregrinos (que sois neste mundo), vos abstenhais dos desejos carnais que combatem contra a alma.

12 Tende bom proceder entre os gentios, para que, naquilo mesmo sobre que vos caluniam como malfeitores, cheguem, reparando nas vossas boas obras, a dar glória a Deus no dia em que os visitar (chamando-os à fé).

13 Sede submissos a toda a instituição humana, por causa do Senhor, quer ao rei, como a soberano,

14 quer aos governadores, como enviados por ele para punir os malfeitores e louvar os bons,

15 porque a vontade de Deus é que, fazendo o bem, façais emudecer a ignorância dos homens insensatos.

16 Procedei como homens livres, não como homens que têm a liberdade por véu para encobrir a malícia, mas como servos de Deus.

17 Honrai a todos, amai os irmãos, temei a Deus, respeitai o rei.

18 Servos, sede obedientes aos vossos senhores com grande respeito, não só aos bons e moderados, mas também aos de carácter difícil,

19 porque é uma coisa agradável a Deus o suportar alguém contrariedades, sofrendo injustamente pelo conhecimento do que deve a Deus.

20 Efetivamente, que glória (mereceis) se, depois de ter cometido uma falta, suportais pacientemente a punição? Mas, se fazendo bem, sofreis com paciência, isto é que é agradável diante de Deus.

21 Com efeito para isto é que vós fostes chamados, pois que Cristo também sofreu por vós deixando-vos o exemplo, para que sigais as suas pisadas, (ver nota)

22 ele que não cometeu pecado, e em cuja boca se não encontrou engano (Is. 53, 9);

23 quando o injuriavam, não injuriava, sofrendo, não ameaçava, mas entregava-se ao justo Juiz;

24 foi ele mesmo que levou os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro (da cruz), a fim de que, mortos para os pecados, vivamos para a justiça: por suas chagas fostes sarados (Is. 53, 5).

25 Porque vós éreis como ovelhas desgarradas, mas agora vos convertestes aos pastor e guarda das vossas almas.




Versículos relacionados com I São Pedro, 2:

1 São Pedro 2 trata do tema da identidade dos cristãos como pedras vivas da casa espiritual de Deus, edificados sobre a pedra angular, que é Jesus Cristo. Pedro encoraja seus leitores a rejeitar os valores mundanos e a viver como cidadãos do Reino de Deus. Aqui estão cinco versículos de outros livros da Bíblia que se relacionam com os temas abordados em 1 São Pedro 2:

Efésios 2:19-20: "Assim, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular." Este versículo destaca a conexão entre a família de Deus e a edificação da igreja sobre o fundamento apostólico e profético, com Jesus Cristo como a pedra angular.

Salmos 118:22: "A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular." Este salmo profético fala sobre a rejeição de Jesus pelos líderes religiosos de sua época, mas também antecipa sua exaltação como a pedra angular, que é central na edificação do Reino de Deus.

Isaías 28:16: "Por isso, assim diz o Soberano, o Senhor: 'Veja, eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra escolhida, uma preciosa pedra angular para o alicerce; aquele que confia não será perturbado'". Este versículo fala sobre a escolha de Deus de Jesus Cristo como a pedra angular da salvação, e como aqueles que confiam nele não serão abalados.

Mateus 5:14: "Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte". Neste versículo, Jesus fala sobre a identidade dos seus seguidores como luz do mundo, mostrando como o tema da identidade cristã como cidadãos do Reino de Deus é uma preocupação importante na Bíblia.

Romanos 12:2: "Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus". Este versículo destaca a importância de rejeitar os valores mundanos e renovar a mente para seguir a vontade de Deus, um tema central em 1 São Pedro 2.





Capítulos: