São Tiago, 5

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Agora, vós, ó ricos! Chorai, soltai gritos por causa das misérias que virão sobre vós. (ver nota)

2 As vossas riquezas apodreceram e as vossas vestes foram comidas da traça.

3 O vosso ouro e a vossa prata deterioraram-se, e o seu estrago dará testemunho contra vós e devorará as vossas carnes como um fogo. Juntastes tesouros nos últimos dias. (ver nota)

4 Eis que o salário dos trabalhadores, que ceifaram os vossos campos, o qual foi defraudado por vós, clama (contra vós), e o clamor dos ceifeiros subiu até aos ouvidos do Senhor dos exércitos.

5 Vivestes em delícias e prazeres sobre a terra, banqueteastes-vos para o dia da matança. (ver nota)

6 Condenastes e matastes o justo; ele não vos resiste.

7 Sede, pois, pacientes, irmãos, até à vinda do Senhor. Vede como o lavrador espera o precioso fruto da terra, tendo paciência até às chuvas do outono e da primavera.

8 Sede pacientes também vós e fortalecei os vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima.

9 Não vos queixeis, irmãos, uns contra os outros, para que não sejais julgados. Eis que o juiz está à porta.

10 Tomai, irmãos, por modelo de sofrimento e de paciência, os profetas que falaram em nome do Senhor.

11 Vede que proclamamos bem-aventurados os que têm constância. Ouvistes falar da constância de Job e vistes o desígnio do Senhor, porque o Senhor é misericordioso e compassivo. (ver nota)

12 Sobretudo, irmãos meus, não jureis (sem motivo grave) nem pelo céu, nem pela terra, nem façais outro qualquer juramento. Mas que o vosso sim seja sim, e o vosso não seja não, para que não caiais sob o peso do juízo.

13 Está aflito algum de vós? Faça oração. Está alegre? Cante salmos.

14 Está entre vós algum enfermo? Chame os sacerdotes da Igreja, e estes façam orações sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor;

15 a oração da fé salvará o enfermo e o Senhor o aliviará; se estiver com pecados, ser-lhe-ão perdoados.

16 Confessai, pois, os vossos pecados, uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados, porque a oração fervorosa do justo pode muito. (ver nota)

17 Elias era um homem sujeito às mesmas misérias que nós: orou com instância para que não chovesse sobre a terra, e durante três anos e seis meses não choveu.

18 Orou de novo, e o céu deu chuva e a terra deu o seu fruto.

19 Meus irmãos, se algum de vós se extraviar da verdade e algum outro o converter,

20 saiba que aquele que reconduzir (à verdade) um pecador do erro do seu caminho, salvará uma alma da morte e cobrirá uma multidão de pecados.




Versículos relacionados com São Tiago, 5:

O capítulo 5 de São Tiago trata sobre a justiça e a paciência dos fiéis em meio às dificuldades, incentivando-os a orar, a ter fé e a ajudar uns aos outros. Abaixo estão cinco versículos de diferentes livros da Bíblia que se relacionam com os temas abordados em São Tiago 5:

Salmos 37:7: "Descansa no SENHOR, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos." Este versículo enfatiza a importância da paciência e da confiança em Deus em momentos de dificuldade e adversidade.

Romanos 12:12: "Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração." Paulo, em sua carta aos Romanos, exorta os cristãos a manterem a esperança, a paciência e a oração mesmo diante das dificuldades.

Efésios 6:18: "Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos." O apóstolo Paulo incentiva os fiéis a orar continuamente, tanto por si mesmos quanto pelos outros, demonstrando a importância da oração em momentos de dificuldade.

1 Pedro 4:8: "Antes de tudo, porém, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobre uma multidão de pecados." O amor e a solidariedade são fundamentais em momentos de dificuldade, como os descritos em São Tiago 5, e Pedro ressalta a importância de amar uns aos outros e ajudar uns aos outros.

Filipenses 4:6: "Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças." Paulo encoraja os cristãos a não se preocuparem excessivamente com as dificuldades da vida, mas a orar a Deus em todas as situações e agradecer por suas bênçãos.





Capítulos: