Gênesis, 45

Bíblia Ave Maria

25 Partiram do Egito e chegaram junto de Jacó, seu pai, na terra de Canaã.




Versículos relacionados com Gênesis, 45:

Gênesis 45 conta a história de José, que finalmente revela sua verdadeira identidade aos seus irmãos que o venderam como escravo muitos anos antes. Ele os perdoa e convida toda a sua família para viver com ele no Egito durante a fome que assolava a região. Os cinco versículos abaixo foram selecionados por sua relevância com os temas abordados neste capítulo.

Gênesis 41:52: "Ao segundo chamou Efraim, porque disse: Deus me fez frutificar na terra da minha aflição." José nomeia seu filho mais novo, Efraim, como uma lembrança da bênção de Deus mesmo em meio à sua aflição no Egito.

Êxodo 1:7: "E os filhos de Israel frutificaram, e aumentaram muito, e multiplicaram-se, e foram fortalecidos grandemente; de maneira que a terra se encheu deles." A promessa de Deus para Abraão, Isaque e Jacó de que sua descendência seria numerosa começa a se cumprir enquanto a família de José se estabelece no Egito.

Levítico 19:18: "Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor." A atitude de perdão de José em relação a seus irmãos é um exemplo vivo do mandamento de amar o próximo e não buscar vingança.

Deuteronômio 30:3: "Então o Senhor teu Deus te fará voltar do teu cativeiro, e se compadecerá de ti, e tornará a ajuntar-te dentre todas as nações entre as quais te espalhou o Senhor teu Deus." A história de José e sua família sendo reunidos no Egito é um exemplo da fidelidade de Deus em cumprir suas promessas e reunir seu povo de volta para sua terra.

Josué 24:15: "Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor." A decisão de José de servir a Deus e agir com amor e perdão em vez de vingança é um exemplo para nós de como devemos viver nossas vidas e tratar os outros.



Kapitel: