II Coríntios, 10

Bíblia Ave Maria

1 Eu, Paulo, vos exorto pela mansidão e bondade de Cristo, eu que me mostro humilde quando estou entre vós, mas, quando longe, sou ousado convosco.*

2 Peço-vos que, quando eu estiver presente, não me veja obrigado a usar de minha autoridade de que pretendo realmente usar com certas pessoas que imaginam que nós procedemos com intenções humanas.*

3 Porque, ainda que vivamos na carne, não militamos segundo a carne.

4 Não são carnais as armas com que lutamos. São poderosas, em Deus, capazes de arrasar fortificações.

5 Nós aniquilamos todo raciocínio e todo orgulho que se levanta contra o conhecimento de Deus, e cativamos todo pensamento e o reduzimos à obediência a Cristo.

6 Estamos prontos também para castigar todos os desobedientes, assim que for perfeita a vossa obediência.

7 Julgais as coisas pela aparência!... Quem se gloria de pertencer a Cristo considere que, como ele é de Cristo, assim também nós o somos.

8 Ainda que eu me orgulhasse um pouco em demasia da autoridade que o Senhor nos deu, para vossa edificação e não para vossa ruína, não teria de que envergonhar-me.

9 Não quero, porém, dar a impressão de querer aterrar-vos com minhas cartas.

10 “Suas cartas” – dizem – “são imperativas e fortes, mas, quando está presente, a sua pessoa é fraca e a palavra desprezível.”

11 Quem assim pensa, fique sabendo que quais somos por escrito nas cartas, quando estamos ausentes, tais seremos também de fato, quando estivermos presentes.

12 Em verdade, não ousamos equiparar-nos nem comparar-nos com alguns que se preconizam a si próprios. Medindo-se eles con­forme a sua própria medida e comparando-se consigo mesmos, dão provas de pouco bom senso.

13 Nós outros não nos gloriaremos além da medida, mas permanecere­mos dentro do campo de ação que Deus nos determinou, levando-nos até vós.

14 Não passamos além dos limites. Estaríamos passando, caso não houvéssemos chegado até vós. Ora, realmente temos chegado até vós, pregando o Evangelho de Cristo.

15 Não nos ufanamos além da medida, cobrindo-nos de traba­lhos alheios. Esperamos que, com o progresso de vossa fé, nossa obra cresça entre vós dentro do quadro de ação que nos foi determinado.

16 Assim esperamos levar o Evangelho aos países que ficam além de vós, sem nos gloriarmos das obras realizadas por outros dentro do domínio reservado a eles.

17 Ora, quem se gloria, glorie-se no Senhor.

18 Pois merece a aprovação não aquele que se recomenda a si mesmo, mas aquele que o Senhor recomenda.




Versículos relacionados com II Coríntios, 10:

O capítulo 10 da segunda carta de Paulo aos Coríntios é dedicado à defesa do apóstolo contra aqueles que o acusam de ser fraco e de não ter autoridade como líder da igreja. Paulo começa explicando que, embora ele seja um líder humano, sua autoridade vem de Deus e que ele não está lutando com armas humanas, mas com a ajuda divina. Ele então continua a argumentar que suas críticas não são pessoais, mas sim para o bem da igreja e para a glória de Deus. Aqui estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em 2 Coríntios 10:

Efésios 6:12: "Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e as potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes." Este versículo enfatiza a ideia de que a luta de Paulo não é contra seres humanos, mas sim contra as forças espirituais do mal.

Colossenses 2:10: "E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo principado e potestade." Esse versículo destaca que a autoridade de Paulo vem de Jesus Cristo, que é a cabeça de todas as autoridades.

1 Coríntios 4:3-4: "Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós ou por tribunal humano, nem eu julgo a mim mesmo. Porque em nada me sinto culpado; contudo, nem por isso me considero justificado, pois quem me julga é o Senhor." Este versículo mostra que Paulo não se importa com a opinião humana, mas com a opinião de Deus, que é quem realmente tem a autoridade para julgá-lo.

2 Coríntios 13:10: "Por isso escrevo estas coisas estando ausente, para que, quando presente, não use de rigor, segundo a autoridade que o Senhor me conferiu para edificação, e não para destruição." Aqui, Paulo novamente enfatiza que sua autoridade vem de Deus e é usada para edificar a igreja.

1 Pedro 5:5: "Semelhantemente vós, os mais moços, sede sujeitos aos mais velhos. E cingi-vos todos de humildade uns para com os outros, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes." Este versículo destaca a importância da humildade em relação à liderança e sugere que o tipo de liderança que Paulo está defendendo é uma liderança humilde e sujeita a Deus.



Kapitel: