Juízes, 1

Bíblia Ave Maria

1 Depois da morte de Josué, os israe­­litas consultaram o Senhor: “Quem dentre nós será o primeiro a combater os cana­neus?”.




Versículos relacionados com Juízes, 1:

O capítulo 1 do livro de Juízes descreve a conquista de várias cidades por parte das tribos de Israel após a morte de Josué. No entanto, o capítulo também destaca algumas falhas do povo de Israel, como a falta de completa destruição dos cananeus e a aliança com alguns deles. A seguir estão cinco versículos relacionados a esses temas:

Números 33:55: "Mas, se não expulsardes os habitantes da terra de diante de vós, sucederá que os que deixardes ficar serão como aguilhões nos vossos olhos e como espinhos nas vossas ilhargas, e vos apertarão na terra em que habitardes." Este versículo destaca a importância da completa expulsão dos povos pagãos da terra prometida, algo que Israel falhou em fazer completamente.

Josué 23:12-13: "Porque, se vos apartardes, e vos apegardes ao restante destas nações que ficaram entre vós, e se misturardes com elas, e vos unirdes com elas, e elas convosco, sabei com certeza que o Senhor, vosso Deus, não continuará a expulsar estas nações de diante de vós; antes, elas vos serão por laço e por rede, e por açoite às vossas ilhargas e por espinhos aos vossos olhos, até que pereçais desta boa terra que vos deu o Senhor, vosso Deus." Este versículo adverte contra a associação com os povos pagãos, uma prática que Israel falhou em evitar completamente.

Números 32:23: "Porém, se não fizerdes assim, eis que pecastes contra o Senhor; e sabei que o vosso pecado vos há de achar." Este versículo destaca a importância da obediência a Deus e as consequências da desobediência.

Êxodo 23:32-33: "Não farás aliança com eles, nem com os seus deuses. Não habitarão na tua terra, para que não te façam pecar contra mim; porque servirás a seus deuses, o que será para ti um laço." Este versículo adverte contra a aliança com povos pagãos, uma prática que Israel falhou em evitar completamente.

Josué 23:16: "Quando violardes a aliança do Senhor, vosso Deus, que ele vos ordenou, e fordes e servirdes a outros deuses, e a eles vos inclinardes, então a ira do Senhor se acenderá contra vós, e logo perecereis da boa terra que ele vos deu." Este versículo destaca as consequências da infidelidade a Deus, algo que o povo de Israel experimentou em diversas ocasiões.



Kapitel: