Juízes, 15

Bíblia Ave Maria

1 Passado algum tempo, estando próxima a colheita do trigo, Sansão foi ver a sua mulher, levando-lhe um cabrito. “Quero – dizia ele – entrar no quarto de mi­nha mulher.” O pai dela, porém, impediu-lhe a entrada:

2 “Eu pensei – disse ele a Sansão – que a aborrecias, e por isso dei-a a um teu amigo. Não é, porventura, mais formosa do que ela sua irmã mais nova? Toma-a por mulher em seu lugar”.

3 “Desta vez – respondeu Sansão – não se me poderá censurar o mal que farei aos filisteus.”

4 Ele se retirou, apanhou trezentas ra­po­sas e, tomando tochas, prendeu as raposas duas a duas pelas caudas e atou entre as duas caudas uma tocha.

5 Pôs-lhes fogo e soltou-as nas searas dos filisteus. Incendiou assim tanto o trigo que estava enfeixado como o que estava ainda em pé, queimando até mesmo as vinhas e os olivais.

6 “Quem fez isso?” – perguntaram os filisteus. Responderam: “Foi Sansão, genro do tamneu, porque este tomou sua mulher e a deu a um de seus amigos”. Então subiram os filisteus e queimaram a mulher juntamente com o seu pai.

7 Sansão disse-lhes: “Ah, é assim que fazeis? Pois bem, não descansarei enquanto não me tiver vingado de vós”.

8 E feriu-os vigorosamente, sem compaixão alguma. Depois disso, desceu e habitou na gruta da rocha de Etam.*

9 Então subiram os filisteus e acamparam em Judá, espalhando-se até Lequi.

10 Os homens de Judá disseram: “Por que subistes contra nós?”. Eles responderam: “Subimos para prender Sansão e pagar-lhe o que ele nos fez”.

11 Três mil homens de Judá desceram então à gruta do rochedo de Etam e disseram a Sansão: “Não sabes que os filisteus nos dominam? Que é isso que nos fizeste?”. “Eu os tratei como eles mesmos me trataram” – respondeu San­são.

12 Eles replicaram: “Viemos prender-te para entregar-te aos filisteus”. “Jurai-me – disse Sansão – que não me haveis de matar.”

13 “Não te mataremos, mas te entregaremos a eles amarrado.” Ligaram-no, pois, com duas cordas novas e tiraram-no da gruta.

14 Chegando a Lequi, os filisteus acolheram-no com gritos de alegria. Apoderou-se, porém, de Sansão o Espírito do Senhor. As duas cordas que ligavam seus braços tornaram-se como fios de linho queimado, caindo de suas mãos as amarras.

15 Apanhando uma queixada ainda fresca de jumento, feriu com ela mil homens.

16 Sansão dizia: “Com a queixada de um jumento, eu os destrocei! Com a queixada de um jumento mil homens feri!”.

17 Dito isso, lançou ao longe a queixada e deu àquele lugar o nome de Ramat-Lequi.*

18 Como estivesse com muito sede, sede intensa, clamou ao Senhor: “Vós destes – disse ele – ao vosso servo esta grande vitória. Morrerei eu agora de sede e cairei nas mãos dos incircuncisos?”.

19 Então Deus fendeu a rocha côncava que está em Lequi e dela jorrou água. Sansão, tendo bebido dessa água, recobrou ânimo e recuperou as forças. Daí o nome que traz essa fonte: En-Hacoré. Ainda hoje ela existe em Lequi.*

20 Sansão foi juiz em Israel durante vinte anos, no tempo dos filisteus.




Versículos relacionados com Juízes, 15:

O capítulo 15 de Juízes relata como Sansão se vingou dos filisteus por terem matado sua esposa e seu sogro. Ele pegou trezentas raposas, amarrou seus rabos com tochas e as soltou nos campos de trigo e oliveiras dos filisteus, causando grande destruição. Os filisteus, então, foram atrás de Sansão, mas ele os derrotou com a queixada de um jumento e matou mil homens com ela.

Êxodo 21:24: "olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé," Este versículo mostra a prática da lei de talião, que é a punição pelo crime na mesma proporção do dano causado, o que é o princípio que Sansão utilizou para se vingar dos filisteus.

Provérbios 20:22: "Não digas: Vingar-me-ei do mal; espera pelo SENHOR, e ele te salvará." Este versículo ensina que a vingança não é uma atitude que agrada a Deus, e que devemos confiar Nele para nos proteger e nos salvar.

Romanos 12:19: "Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: “Minha é a vingança; eu retribuirei”, diz o Senhor." Este versículo reforça a ideia de que a vingança não é uma atitude cristã, e que devemos deixar nas mãos de Deus a justiça.

Mateus 5:38-39: "Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;" Este versículo apresenta a contrapartida do que foi mencionado em Êxodo 21:24, onde Jesus ensina a não retaliar e oferecer a outra face.

Gálatas 6:7: "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará." Este versículo ensina que colhemos o que plantamos, e que devemos ter cuidado com as nossas atitudes e ações, pois elas têm consequências.



Kapitel: