Juízes, 19

Bíblia Ave Maria

13 Vamos – ajuntou ele – procuremos atin­gir um desses lugares, e nos alojaremos em Gabaá ou em Ramá.”




Versículos relacionados com Juízes, 19:

O capítulo 19 de Juízes conta a história chocante de um levita que, viajando com sua concubina, decide passar a noite na cidade de Gibéia, em Benjamim. Lá, eles são hospedados por um velho, mas a cidade é cercada por homens perversos que exigem que o levita seja entregue para que eles possam abusá-lo sexualmente. Em vez disso, o velho oferece sua própria filha e a concubina do levita para os homens, que acabam violentando e matando a concubina. O levita então corta o corpo dela em pedaços e envia os pedaços para todas as tribos de Israel, provocando uma guerra contra a tribo de Benjamim.

Deuteronômio 22:25-27: "Mas se um homem achar uma moça desposada no campo, e o homem a forçar, e se deitar com ela, então morrerá só o homem que se deitou com ela. Porém, à moça não farás nada; não há nela pecado digno de morte; pois, como quando alguém se levanta contra o seu próximo, e lhe tira a vida, assim é este caso. Porque ele a achou no campo; a moça desposada gritou, mas não houve quem a livrasse." Este versículo destaca a importância de proteger a dignidade e a integridade das mulheres e condena a violência sexual.

Provérbios 16:29: "O homem violento persuade o seu companheiro, e guia-o por caminho não bom." Este versículo condena a violência e a influência negativa que os homens violentos podem ter sobre os outros.

Isaías 1:15-17: "E, quando estenderdes as vossas mãos, esconderei de vós os meus olhos; sim, quando multiplicardes a oração, não ouvirei; porque as vossas mãos estão cheias de sangue. Lavai-vos, purificai-vos, tirai de diante dos meus olhos a maldade dos vossos atos; cessai de fazer mal, aprendei a fazer bem; buscai a justiça, acabai com a opressão; fazei justiça ao órfão, defendei a causa da viúva." Este versículo condena a injustiça e a violência e chama as pessoas a se arrependerem e a buscar a justiça.

Salmo 82:3-4: "Fazei justiça ao pobre e ao órfão; justificai o aflito e o necessitado. Livrai o pobre e o necessitado; tirai-os das mãos dos ímpios." Este versículo chama as pessoas a defenderem os necessitados e a fazerem justiça, especialmente em face da opressão e violência.

Amós 5:15: "Odeiai o mal e amai o bem, e estabelecei a justiça na porta; talvez o SENHOR Deus dos Exércitos se compadeça do remanescente de José." Este versículo enfatiza a importância de odiar o mal e amar o bem, e a necessidade de estabelecer a justiça em todas as áreas da vida.



Kapitel: