Eclesiastes, 8

Bíblia Matos Soares (1956)

1 A sabedoria do homem reluz no seu rosto, e suaviza a rudeza da sua face.

2 (Digo-te): Observa as ordens do rei, e isto por causa do juramento feito a Deus.

3 Não te apresses a sair de diante da sua face, e não persistas numa obra que lhe desagrada, porque ele fará tudo o que quiser.

4 A sua palavra é cheia de poder, e ninguém lhe pode dizer: Por que fazes isto assim?

5 Aquele que guarda o preceito, não experimentará mal algum. O coração do sábio conhece o tempo e o julgamento.

6 Todas as coisas têm o seu tempo e o seu julgamento, e é grande a aflição que pesa sobre o homem,

7 por ignorar as coisas passadas, e estar na impossibilidade de receber qualquer nova do futuro.

8 Não está na mão do homem reter o seu espírito (vital), nem tem poder sobre o dia da morte, nem se lhe dão tréguas na guerra que o ameaça, nem ao ímpio o salvará dela a sua impiedade.

9 Todas estas coisas considerei, aplicando o meu coração a meditar todas as obras que se fazem debaixo do sol, num tempo em que um homem domina outro homem para desgraça dele.

10 Vi os maus receberem sepultura (pomposa) e gozar do repouso, enquanto os que tinham feito o bem, iam para longe do lugar santo e eram esquecidos na cidade. Mas também isto é vaidade.

11 Pelo facto de não ser proferida logo sentença contra os maus, o coração dos filhos dos homens enche-se de desejos de fazer o mal.

12 Todavia, posto que o pecador cometa cem vezes o mal, e prolongue os seus dias, eu tenho conhecido que serão felizes os que temem a Deus e que respeitam a sua face.

13 A felicidade não é para o mau; como a sombra, não terá largos dias de vida, porque não teme ao Senhor.

14 Ainda há uma outra vaidade sobre a terra: há justos que sofrem males, como se eles tivessem feito obras de ímpios; e há ímpios que vivem tão seguros, como se tivessem feito acções de justos. Mas eu creio que também isto é uma coisa muito vã.

15 Portanto louvei a alegria (do justo), visto não ter o homem debaixo do sol outro bem, senão comer, beber e alegrar-se; é isto que o acompanha no seu trabalho, durante os dias de vida, que Deus lhe dá debaixo do sol. (ver nota)

16 Quando apliquei o meu coração a conhecer a sabedoria e a considerar o trabalho que se faz sobre a terra há homens que, nem de dia nem de noite, deixam ver o sono aos seus olhos

17 vi todas as obras de Deus (e notei) que o homem não pode descobrir as obras que se fazem debaixo do sol. Por mais que o homem se afadigue a procurar, não encontra; até o sábio, se pretender conhecer, não conseguirá descobrir.




Versículos relacionados com Eclesiastes, 8:

No capítulo 8 de Eclesiastes, o autor reflete sobre a justiça e a sabedoria humana diante do poder dos governantes. Ele aponta que nem sempre a justiça é feita de maneira imediata, e que muitas vezes os ímpios prosperam enquanto os justos sofrem. Além disso, ele destaca a importância da obediência às autoridades constituídas, embora reconheça que isso nem sempre é fácil. Abaixo seguem cinco versículos relacionados a esses temas:

Provérbios 21:1: "O coração do rei é como um ribeiro controlado pelo Senhor; ele o dirige para onde quer." Este versículo aponta para a ideia de que, embora os governantes humanos tenham poder, é Deus quem controla seus corações e direciona seus caminhos. Isso pode ser reconfortante para aqueles que se sentem impotentes diante das autoridades.

Salmos 72:1-2: "Ó Deus, concede ao rei os teus juízos e a tua justiça ao filho do rei. Ele governará o teu povo com justiça e os teus necessitados com retidão." Este salmo faz uma oração por um governante justo, que governe com sabedoria e justiça. Ele pode ser um encorajamento para aqueles que desejam líderes íntegros e justos.

Romanos 13:1-2: "Toda pessoa esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus. Por isso, quem se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação." Este trecho da carta de Paulo aos Romanos destaca a importância da obediência às autoridades constituídas, mesmo que elas não sejam perfeitas. O autor de Eclesiastes também enfatiza essa ideia.

Isaías 1:23: "Os seus líderes são rebeldes, companheiros de ladrões; todos eles amam o suborno e correm atrás de presentes. Não defendem o direito do órfão, e não chega perante eles a causa da viúva." Este versículo faz uma crítica aos líderes corruptos, que não fazem justiça e se preocupam apenas em enriquecer. Essa crítica está em consonância com a reflexão do autor de Eclesiastes sobre a injustiça e a impunidade.

Isaías 40:15: "Eis que as nações são como um pingo de água que cai de um balde, e como um grão de pó na balança; as ilhas são como pó fino que se levanta." Este versículo pode ser visto como um lembrete da pequenez humana diante do poder de Deus. Embora os governantes possam parecer poderosos, sua importância é mínima diante da grandeza divina.





Kapitel: