I Crônicas, 15

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Edificou também casa para si, na cidade de Davide, e edificou um lugar (próprio) para a arca de Deus e levantou-lhe um tabernáculo.

2 Então disse Davide: Não é permitido que a arca de Deus seja levada por alguém senão pelos Levitas, aos quais o Senhor escolheu para a levarem e para serem seus ministros perpètuamente.

3 Congregou, pois, todo o Israel em Jerusalém, para trasladar a arca de Deus ao lugar, que lhe tinha preparado.

4 Convocou também os filhos de Aarão e os Levitas:

5 dos filhos de Caat, Uriel, que era o chefe, com seus irmãos em número de cento e vinte;

6 dos filhos de Merari, o principal, que era Asaia, com seus irmãos em número de duzentos e vinte;

7 dos filhos de Gerson, o principal que era Joel, com seus irmãos em número de cento e trinta;

8 dos filhos de Elisafan, o principal, que era Semeias, com seus irmãos em número de duzentos;

9 dos filhos de Hebron, o principal, que era Eliel, com seus irmãos em número de oitenta;

10 dos filhos de Oziel, o principal, que era Aminadab, com seus irmãos em número de cento e doze.

11 Davide chamou os sacerdotes Sadoc e Ablatar, os Levitas Uriel, Asala, Joel, Semeias, Eliel e Aminadab,

12 e disse-lhes: Vós, que sois os chefes das famílias levíticas, purificai-vos com vossos irmãos e transportai a arca do Senhor Deus de Israel ao lugar que lhe foi preparado.

13 Com efeito, da primeira vez, porque não estáveis presentes, nos feriu o Senhor, porque não fomos buscar (a arca) segundo as determinações da lei.

14 Os sacerdotes, pois, e os Levitas purificaram-se, para transportar a arca do Senhor Deus de Israel.

15 Os filhos de Levi tomaram a arca de Deus aos ombros pelos varais, como Moisés tinha ordenado conforme a palavra do Senhor.

16 Davide disse aos chefes dos Levitas que constituíssem dentre seus irmãos cantores com instrumentos músicos, isto é, com cítaras, harpas e címbalos, a fim de que ressoasse até ao céu o som da alegria.

17 Constituíram, pois, dos Levitas: Heman, filho de Joel, e, dentre os seus irmãos, Asaf, filho de Baraquias; dos filhos de Merari, seus irmãos, (constituíram) Etan, filho de Cusala;

18 com eles, os seus irmãos de segunda ordem (ou coro) Zacarias, Ben, Jazlel, Semlramot, Jaiel, Ani, Eliab, Banalas, Maasias, Matatias, Elifalu, Macenias, Obededom e Jeiel, que eram porteiros.

19 Os cantores Heman, Asaf e Etan tocavam címbalos de bronze.

20 Zacarias, Oziel, Semlramot, Jaiel, Ani, Eliab, Maasias e Banaias, cantavam, ao som de cítaras, hinos misteriosos.

21 Matatias, Ellfalu, Macenias, Obededom, Jeiel e Ozazlu cantavam, ao som das harpas na oitava (inferior), cânticos triunfais.

22 Conenias, chefe dos Levitas, presidia ao canto para dar o tom, porque era muito entendido.

23 Baraquias e Elcana eram porteiros da arca.

24 Os sacerdotes Sebenlas, Josafat, Natanael, Amasai, Zacarias, Banaias e Eliezer, tocavam trombetas diante da arca de Deus. Obededom e Jeías eram (também) porteiros da arca.

25 Davide, todos os anciães de Israel e os chefes de milhar, foram com alegria para trasladarem da casa de Obededom (para Jerusalém) a arca da aliança do Senhor.

26 Tendo Deus assistido aos Levitas, que levavam a arca da aliança do Senhor, foram imolados sete touros e sete carneiros.

27 Davide estava vestido duma túnica de linho fino, e, da mesma forma, todos os Levitas que levavam a arca, e os cantores e Conénias, regente do coro dos cantores. Davide estava também vestido dum éfode de linho.

28 Todo o Israel acompanhava a arca da aliança do Senhor, com vozes de júbilo, ao som de clarins, trombetas, címbalos, harpas e cítaras.

29 Quando a arca da aliança do Senhor chegou à cidade de Davide, Micol, filha de Saul, olhando da janela, viu que o rei Davide saltava e dançava (diante da arca) e desprezou-o no seu coração.




Versículos relacionados com I Crônicas, 15:

1 Crônicas 15 narra a segunda tentativa de Davi de trazer a arca da aliança para Jerusalém, desta vez seguindo as instruções de Deus para transportá-la corretamente. O capítulo destaca a importância da adoração e da música no culto a Deus. A partir deste capítulo, escolhi cinco versículos relacionados aos temas de adoração, música, santidade, obediência e liderança, que podem ser encontrados em outras partes da Bíblia.

Salmos 95:6: "Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR, que nos criou." Davi entendeu a importância de adorar a Deus com reverência e submissão. Este versículo do Salmo 95 destaca a importância de adorar a Deus com humildade.

Salmos 150:4: "Louvai-o com adufes e danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com flautas." Davi valorizava a música no culto a Deus, e este versículo do Salmo 150 destaca a importância de usar instrumentos musicais para louvar a Deus.

Levítico 11:44: "Porque eu sou o SENHOR, vosso Deus; portanto, santificai-vos e sede santos, porque eu sou santo." Davi entendeu a importância da santidade na adoração a Deus, e este versículo de Levítico destaca a importância da santidade em nossas vidas.

Deuteronômio 28:1: "E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra." Davi aprendeu com seus erros anteriores e seguiu as instruções de Deus para transportar a arca corretamente. Este versículo de Deuteronômio destaca a importância da obediência aos mandamentos de Deus.

2 Crônicas 5:12-13: "E tocavam os levitas, todos eles, címbalos, alaúdes e harpas, estando já duzentos e vinte cantores com suas vozes uníssonas, para fazerem ouvir um só som, para louvarem e celebrarem ao SENHOR; e, levantando eles a voz com trombetas, címbalos e outros instrumentos musicais, e louvando ao SENHOR, dizendo: Porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre, então a casa se encheu de uma nuvem, a saber, a casa do SENHOR." Este versículo de 2 Crônicas destaca a importância da liderança de Davi na organização do culto a Deus e como a adoração e a música podem levar à manifestação da presença de Deus.





Kapitel: