I São João, 5

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Todo o que crê que Jesus é Cristo, nasceu de Deus, E todo o que ama aquele que gerou, ama também aquele que nasceu dele. (ver nota)

2 Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, se amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.

3 Efetivamente, o amor de Deus consiste em guardarmos os seus mandamentos, mandamentos que não são custosos.

4 Tudo o que nasceu de Deus, vence o mundo; a vitória que venceu o mundo é a nossa fé.

5 Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus (e procede segundo esta fé) ?

6 Este Jesus Cristo é aquele que veio pela água e pelo sangue; não com água somente, mas com água e com sangue. E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. (ver nota)

7 Com efeito, são três os que dão testemunho: (ver nota)

8 o Espírito, a água e o sangue (que derramou), e estes três estão de acordo. (ver nota)

9 Se admitimos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior; ora este testemunho de Deus é o que ele deu de seu Filho.

10 O que crê no Filho de Deus, tem em si este testemunho. O que não crê em Deus, faz dele um mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus deu de seu Filho.

11 E esse testemunho é que Deus (dando-nos seu Filho ) deu-nos a vida eterna e que esta vida está em seu Filho.

12 Aquele que tem o Filho, tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus, não tem a vida.

13 Estas coisas vos escrevo, para que saibais que tendes a vida eterna, vós, que credes no nome do Filho de Deus.

14 Esta é a confiança que temos nele: que qualquer coisa que lhe pedimos, conforme à sua vontade, ele nos ouve.

15 Sabemos que nos ouve em tudo quanto Ihe pedimos; sabemos que obtemos o que lhe tivermos pedido.

16 O que sabe que seu irmão comete um pecado, que não é de morte, ore (por ele), e Deus lhe dará a vida — falo daqueles cujo pecado não conduz à morte. Há um pecado que conduz à morte; não digo que rogue alguém por ele (com tanta confiança de ser ouvido). (ver nota)

17 Toda a iniquidade é pecado, e há pecado que não conduz à morte.

18 Sabemos que todo aquele que nasceu de Deus, não peca: (Jesus) o gerado de Deus o guarda, e o maligno não lhe toca.

19 Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está sob o (jugo do espirito) maligno.

20 Mais sabemos que veio o Filho de Deus e que nos deu entendimento para que conheçamos o Verdadeiro (Deus), Ora nós estamos no Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o Verdadeiro Deus e a vida eterna.

21 Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.




Versículos relacionados com I São João, 5:

O capítulo 5 de 1 São João trata sobre a fé e o testemunho de Jesus Cristo, além de abordar a importância da oração e da obediência a Deus. Para encontrar cinco versículos relacionados a esses temas em outras partes da Bíblia, podemos observar passagens que falam sobre a necessidade de crer em Jesus, guardar os seus mandamentos e buscar a vontade de Deus por meio da oração. A seguir, seguem os cinco versículos escolhidos em ordem de proximidade com os temas do capítulo:

1 João 4:15: "Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus." Este versículo se relaciona com o capítulo 5 de 1 São João ao destacar a importância da fé em Jesus como Filho de Deus. A confissão de que Jesus é o Filho de Deus é um sinal de que Deus está presente na vida da pessoa.

1 João 2:3-4: "E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade." Esse trecho ressalta a importância da obediência aos mandamentos de Deus. O capítulo 5 de 1 São João também destaca a importância da obediência como um sinal de amor a Deus.

Tiago 4:3: "Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Esse versículo destaca a importância da oração com um coração sincero e alinhado com a vontade de Deus. O capítulo 5 de 1 São João enfatiza que Deus atende as nossas orações quando pedimos segundo a sua vontade.

Mateus 7:7-8: "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque aquele que pede recebe; e o que busca encontra; e, ao que bate, se abre." Esse trecho ressalta a importância da perseverança na oração e na busca pela vontade de Deus. Essa ideia também é reforçada no capítulo 5 de 1 São João.

Hebreus 11:1: "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem." Esse versículo destaca a importância da fé como base para a nossa esperança em Deus. O capítulo 5 de 1 São João também enfatiza a importância da fé em Jesus Cristo como Filho de Deus e como fonte da vida eterna.





Kapitel: