Romanos, 9

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Eu digo a verdade em Cristo, não minto, dando-me testemunho disso a minha consciência (esclarecida) no Espírito Santo:

2 tenho grande tristeza e contínua dor no meu coração.

3 Em verdade, eu mesmo desejava ser anátema separado de Cristo, por amor de meus irmãos, que são do mesmo sangue que eu, segundo a carne, (ver nota)

4 que são israelitas, os quais possuem a adopção de filhos (de Deus), a glória, as alianças, a lei, o culto e as promessas;

5 dos quais (são) os patriarcas, e dos quais é (descendente) o Cristo, segundo a carne, que está sobre todas as coisas. Deus bendito por todos os séculos. Amen.

6 Não é que tenha faltado a palavra de Deus. Porque nem todos os que descendem de Israel, são verdadeiros israelitas (herdeiros das promessas);

7 nem os que são da linhagem de Abraão (são) todos (seus) filhos; mas é em Isaac que terás uma posteridade com o teu nome. (Gn. 21, 12).

8 Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa é que são considerados como descendentes (de Abraão). (ver nota)

9 Com efeito os termos da promessa são os seguintes: Por este tempo virei, e Sara terá um filho (Gn. 18, 10).

10 E não sòmente ela, mas também (recebeu a promessa) Rebeca, a qual, de um só homem, Isaac, nosso pai, concebeu (dois filhos).

11 Não tendo eles ainda nascido, nem tendo ainda feito bem ou mal (para que permanecesse firme o decreto de Deus (decreto que é) segundo a (sua) escolha),

12 não em vista das obras, mas por causa daquele que chama, foi-lhe dito a ela: O mais velho servirá ao mais novo (Gn. 25, 23),

13 segundo o que está escrito: Amei Jacob, e aborreci Esaú (Ml. 1, 13). (ver nota)

14 Que diremos pois? Há porventura em Deus injustiça? Longe disso.

15 Porque ele disse a Moisés: Eu terei misericórdia com quem me aprouver ter misericórdia e terei piedade de quem me aprouver ter piedade (Ex. 33, 19).

16 Logo (isto) não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que usa de misericórdia.

17 De facto, a Escritura diz a Faraó : Para isto te suscitei: para mostrar em ti o meu poder, e a fim de que seja anunciado o meu nome por toda a terra (Ex. 9, 16).

18 Logo, ele tem misericórdia de quem quer e endurece a quem quer. (ver nota)

19 Dir-me-ás, porém : "De que se queixa, pois. Deus? Quem pode resistirá sua vontade?"

20 O homem, quem és tu, para replicares a Deus? Porventura o vaso, de barro, diz a quem o fez : "Por que me fizeste assim ?"

21 Porventura não é o oleiro senhor do barro para poder fazer da mesma massa um vaso para uso honroso, e outro para uso vil ?

22 E se Deus, querendo mostrar a sua ira e tornar manifesto o seu poder, suportou com muita paciência os vasos de ira, preparados (por sua culpa) para a perdição, (ver nota)

23 a fim de mostrar as riquezas da sua glória sobre os vasos de misericórdia, que preparou para a glória (onde está a injustiça ?).

24 (Esses vasos de misericórdia somos) nós, a quem ele também chamou, não só dos Judeus, mas ainda dos gentios.

25 Como diz em Oseias( Os. 2, 23 ; Os. 1, 10 ): Chamarei meu povo o povo não meu, e amado o não amado, e objecto de misericórdia o que não tinha alcançado misericórdia,

26 E acontecerá que, no lugar em que lhes foi dito : Vós não sois meu povo, a i serão chamados filhos de Deus vivo.

27 Acerca de Israel, Isaías exclama: Se for o número dos filhos de Israel como a areia do mar, sòmente as relíquias serão salvas.

28 Porque Deus cumprirá a sua palavra com justiça plena e prontamente sobre a terra (10,22-23).

29 E, ainda como predisse Isaías (Is. 1, 9): Se o Senhor dos Exércitos não tivesse deixado de nós semente, ter-nos-íamos tornado como Sodoma, semelhantes a Gomorra.

30 Que diremos, pois? Que os gentios, que não seguiam a justiça, obtiveram a justiça, aquela justiça que vem da fé.

31 Mas Israel, que se esforçava por praticar uma lei feita para a justiça, não chegou à lei da justiça,

32 Por que causa? Porque (procurou atingi-la ) não pela fé, mas (como se fosse possível) pelas obras. Tropeçou na pedra de tropeço, (ver nota)

33 conforme está escrito: Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço, uma pedra de escândalo; mas todo aquele que crê nele, não será confundido ( Is. 8, 14 ; Is. 28, 16 ).




Versículos relacionados com Romanos, 9:

Romanos 9 discute a eleição divina e a soberania de Deus na salvação. Paulo fala sobre como a escolha de Deus não depende do esforço humano ou da linhagem genealógica, mas é baseada na misericórdia e vontade divina. Ele também discute a relação entre judeus e gentios na salvação.

Mateus 22:14: "Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos". Este versículo enfatiza que a escolha divina é seletiva, e nem todos aqueles que são chamados são escolhidos.

Efésios 1:5: "Em amor nos predestinou para ele mesmo, para a adoção de filhos por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade". Isso mostra que Deus nos escolheu para sermos seus filhos antes mesmo da criação do mundo, de acordo com a sua vontade soberana.

1 Pedro 2:9: "Mas vós sois a raça eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz". Este versículo fala sobre como os crentes são um povo escolhido por Deus para proclamar a sua glória.

João 15:16: "Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda". Isso mostra que a escolha daqueles que seguiriam a Jesus é feita por Ele, e não pelo homem.

Atos 13:48: "Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos haviam sido destinados para a vida eterna". Isso demonstra a ideia de que aqueles que crêem são aqueles que foram destinados à vida eterna por Deus.





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