Tito, 3

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Adverte-os que sejam sujeitos aos magistrados e às autoridades, que lhes obedeçam, que estejam prontos para toda a boa obra;

2 que não digam mal de ninguém, nem sejam questionadores, mas modestos, mostrando toda a mansidão para com todos os homens.

3 Também nós outrora éramos insensatos, rebeldes, desgarrados, escravos de paixões e prazeres, vivendo na malícia e na inveja, dignos de ódio e odiando os outros.

4 Mas, quando se manifestou a bondade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor pelos homens,

5 não pelas obras de justiça que tivéssemos feito, mas por sua misericórdia, salvou-nos mediante o batismo de regeneração e de renovação do Espírito Santo,

6 que ele difundiu sobre nós abundantemente por Jesus Cristo, nosso Salvador,

7 que ele difundiu sobre nós abundantemente por Jesus Cristo, nosso Salvador,

8 Esta é uma verdade infalível e quero que a afirmes, para que procurem ser os primeiros nas boas obras aqueles que crêem em Deus. Estas coisas são boas e úteis aos homens.

9 Foge, porém, de questões loucas, de genealogias, de disputas e de contestações sobre a lei, porque são inúteis e vãs.

10 Foge do herético, depois da primeira e segunda correção,

11 sabendo que um tal homem está pervertido e peca, como quem é condenado pelo seu próprio juízo.

12 Quando eu te enviar Ártemas ou Tíquico, apressa-te a vir ter comigo a Nicópoiis, porque determinei passar ali o inverno.

13 Provê com cuidado à viagem Zenas, doutor da lei, e de Apolo, procurando que nada lhes falte.

14 E aprendam também os nossos a serem os primeiros em boas obras para o que for necessário, a fim de que não sejam infrutuosos.

15 Todos os que estão comigo te saúdam. Saúda os que nos amam na fé. A graça seja com todos vós!




Versículos relacionados com Tito, 3:

Tito 3 é um capítulo que fala sobre como os cristãos devem se comportar diante das autoridades e dos não-cristãos, bem como a importância de se evitar contendas e divisões na igreja. Também é enfatizada a necessidade de se praticar boas obras e evitar as más. A seguir, cinco versículos relacionados com esses temas:

Provérbios 24:21: "Teme ao SENHOR, filho meu, e ao rei, e não te ponhas com os que buscam mudanças." Este versículo fala sobre a importância de se respeitar a autoridade, tanto a divina quanto a humana, e não se juntar aos rebeldes que buscam mudanças.

Romanos 13:1: "Toda a alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus." Aqui é enfatizada a importância de se estar sujeito às autoridades superiores, já que elas foram estabelecidas por Deus.

Gálatas 5:19-21: "Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus." Este versículo fala sobre a importância de se evitar as más obras, as quais podem levar à perdição.

1 Timóteo 6:4: "é soberbo, nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas," Aqui é enfatizada a importância de se evitar contendas e discussões vãs, as quais podem gerar invejas, porfias e outras coisas ruins.

1 Pedro 2:12: "Tendo o vosso procedimento honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem." Este versículo fala sobre a importância de se praticar boas obras diante dos não-cristãos, a fim de que eles possam glorificar a Deus.





Kapitel: