Apocalipse, 4

Bíblia Ave Maria

1 Depois disso, tive uma visão: vi uma porta aberta no céu, e a voz que falara comigo, como uma trombeta, dizia: “Sobe aqui e eu te mostrarei o que está para acontecer depois disso”.

2 Imediatamente, fui arrebatado em espírito; no céu havia um trono, e nesse trono estava sentado um Ser.*

3 E quem estava sentado assemelhava-se pelo aspec­to a uma pedra de jaspe e de sardônica. Um halo, semelhante à esmeralda, nimbava o trono.

4 Ao redor havia vinte e quatro tronos, e neles, sentados, vinte e quatro Anciãos vestidos de vestes brancas e com coroas de ouro na cabeça.*

5 Do trono saíam relâmpagos, vozes e trovões. Diante do trono ardiam sete tochas de fogo, que são os sete Espíritos de Deus.*

6 Havia ainda diante do trono um mar límpido como cristal. Dian­te do trono e ao redor, quatro Animais vivos cheios de olhos na frente e atrás.*

7 O primeiro animal vivo assemelhava-se a um leão; o segundo, a um touro; o terceiro tinha um rosto como o de um homem; e o quarto era semelhante a uma águia em pleno voo.*

8 Esses Animais tinham cada um seis asas cobertas de olhos por dentro e por fora. Não cessavam de clamar dia e noite: “Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Dominador, o que é, o que era e o que deve voltar”.

9 E cada vez que aqueles Animais rendiam glória, honra e ação de graças àquele que vive pelos séculos dos séculos,

10 os vinte e quatro Anciãos inclinavam-se profundamente diante daquele que estava no trono e prostravam-se diante daquele que vive pelos séculos dos séculos, e depunham suas coroas diante do trono, dizendo:

11 “Tu és digno, Senhor, nosso Deus, de receber a honra, a glória e a majestade, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade é que existem e foram criadas”.




Versículos relacionados com Apocalipse, 4:

Apocalipse 4 descreve a visão do trono celestial e a adoração dos seres viventes e dos anciãos diante do trono. Essa visão é uma introdução ao restante do livro, que revela os eventos futuros que culminam no triunfo final de Deus e de Seu povo.

Isaías 6:1-3: "No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor assentado num trono alto e exaltado, e a aba de sua veste enchia o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés e com duas voavam. E proclamavam uns aos outros: 'Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória'." Essa visão de Isaías é semelhante à visão de João em Apocalipse 4, pois ambos descrevem a majestade e a santidade de Deus sentado em Seu trono celestial.

Ezequiel 1:26-28: "Acima do firmamento que estava sobre as suas cabeças havia algo parecido com um trono de safira, e, bem no alto, sobre o que parecia um trono, uma figura como a de um homem. Vi que do que parecia a cintura para baixo ele parecia fogo, e do que parecia a cintura para cima parecia brilho reluzente, como metal polido. Como a aparência de um arco-íris que aparece no meio da chuva, assim era o resplendor ao seu redor. Essa era a aparência da glória do Senhor." O livro de Ezequiel também apresenta uma visão do trono celestial de Deus, e a descrição se assemelha à descrição de Apocalipse 4.

Salmos 29:2: "Dêem ao Senhor a glória devida ao seu nome; adorem o Senhor no esplendor da sua santidade." Esse versículo dos Salmos é uma chamada para a adoração a Deus, o que é um tema central em Apocalipse 4, onde os seres viventes e os anciãos adoram o Senhor diante de Seu trono.

Salmos 47:8: "Deus reina sobre as nações; Deus está sentado em seu santo trono." Esse versículo dos Salmos enfatiza a soberania de Deus e Seu reinado sobre as nações, o que é refletido na visão do trono celestial em Apocalipse 4.



Chapters: