Êxodo, 19

Bíblia Ave Maria

10 o qual lhe disse: “Vai ter com o povo, e santifica-o hoje e amanhã. Que lavem as suas vestes*




Versículos relacionados com Êxodo, 19:

Êxodo 19 trata do momento em que Deus se revela ao povo de Israel no monte Sinai. Ele instrui Moisés a subir a montanha e receber os mandamentos da lei, para que o povo saiba como se comportar diante da presença divina. O capítulo é marcado por uma forte sensação de santidade e temor, e mostra como Deus se comunica com seu povo de maneira direta e poderosa. A partir dessa premissa, podemos encontrar os seguintes versículos relacionados:

Salmos 68:8: "A terra estremeceu, e os céus gotejaram perante a face de Deus; o próprio Sinai tremeu perante a face de Deus, o Deus de Israel." Este versículo descreve a intensidade da presença divina no monte Sinai, como se fosse um evento sísmico que abalou toda a região.

Mateus 5:17: "Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas; não vim revogar, vim cumprir." Jesus, em seu discurso do sermão da montanha, reafirma a importância da lei de Deus como um guia para a conduta humana, assim como foi revelada a Moisés no monte Sinai.

Hebreus 12:18-21: "Pois não chegastes ao fogo palpável, nem à escuridão, nem à tempestade, nem ao som de trombeta, nem à voz de palavras, a qual os que a ouviram pediram que não se lhes falasse mais; porque não podiam suportar o que lhes era ordenado: Se até um animal tocar o monte, será apedrejado." Este trecho do Novo Testamento faz referência ao momento em que Deus se revelou a Moisés no monte Sinai, descrevendo a santidade e o temor que envolviam essa experiência.

Atos 7:38: "Este é o que esteve entre a congregação no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai, e com nossos pais, e recebeu palavras vivas para no-las transmitir." Este versículo se refere a Moisés como o intermediário entre Deus e o povo de Israel, que recebeu as leis divinas diretamente no monte Sinai e as transmitiu aos demais.

Apocalipse 19:16: "Na sua veste e na sua coxa tem escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES." Esse versículo descreve a figura divina de Jesus, que é representado como o rei supremo que governa sobre toda a criação, incluindo a lei que foi revelada a Moisés no monte Sinai.



Chapters: