Apocalipse, 5

Bíblia Matos Soares (1956)

1 E vi na mão direita do que estava sentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos. (ver nota)

2 E vi um anjo forte que gritava em alta voz: "Quem é digno de abrir o livro e de quebrar os seus selos?"

3 E ninguém podia, nem no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, abrir o livro, nem olhar para ele.

4 E eu chorava muito, porque não se tinha encontrado ninguém que fosse digno de abrir o livro, nem de olhar para ele.

5 Então um dos anciães disse-me: "Não chores; eis que o leão da tribo de Judá, a estirpe de David, venceu de maneira a poder abrir o livro e os seus sete selos." (ver nota)

6 Então vi no meio do trono e dos quatro animais, e no meio dos anciães, um Cordeiro de pé, como imolado, o qual tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus, mandados por toda a terra. (ver nota)

7 Ele veio e recebeu o livro da mão direita do que estava sentado no trono.

8 E, tendo aberto o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciães prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um uma citara e taças de ouro cheias de perfumes, que são as orações dos santos.

9 Cantam um cântico novo, dizendo: "Digno és de receber o livro e de abrir os seus selos, porque foste morto e resgataste para Deus, com o teu sangue, homens de toda a tribo, língua, povo e nação,

10 e fizeste deles, para o nosso Deus, um reino e sacerdotes, e reinam sobre a terra."

11 Depois olhei e ouvi a voz de muitos anjos em volta do trono, dos animais e dos anciães. O número deles era de miríades de miríades e de milhares de milhares,

12 os quais diziam em alta voz: "Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, a riqueza, a sabedoria, a fortaleza, a honra, a glória e a bênção."

13 A toda a criatura que há no céu, sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e a todas as coisas que aí se encontram, ouvi dizer: "Ao que está sentado sobre o trono e ao Cordeiro, bênção, honra, glória e poder, pelos séculos dos séculos."

14 E os quatro animais diziam: "Amen." Os anciães prostraram-se e adoraram.




Versículos relacionados com Apocalipse, 5:

Apocalipse 5 é um capítulo que descreve a visão do trono celestial de Deus e do Cordeiro, que é digno de abrir o livro selado com sete selos. É um capítulo de adoração e reconhecimento da soberania de Deus e do Cordeiro. Aqui estão cinco versículos da Bíblia que se relacionam com os temas abordados em Apocalipse 5:

Isaías 53:7: "Ele foi oprimido e afligido, contudo não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a sua boca." Este versículo descreve o cordeiro que é levado para o sacrifício, o que pode ser visto como uma referência ao Cordeiro de Deus em Apocalipse 5.

Salmo 24:7-10: "Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, para que entre o Rei da Glória. Quem é este Rei da Glória? O SENHOR forte e poderoso, o SENHOR poderoso na batalha. Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, para que entre o Rei da Glória. Quem é este Rei da Glória? O SENHOR dos Exércitos; ele é o Rei da Glória." Este Salmo descreve a entrada triunfal do Rei da Glória, que é similar à descrição do Cordeiro em Apocalipse 5.

João 1:29: "No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." João Batista apresenta Jesus como o Cordeiro de Deus, o que pode ser uma referência ao Cordeiro de Apocalipse 5.

Hebreus 9:12: "não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou uma vez por todas no Santo dos Santos, havendo obtido uma eterna redenção." Este versículo fala do sacrifício único de Cristo, que é semelhante ao sacrifício do Cordeiro em Apocalipse 5.

1 Pedro 1:18-19: "sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo." Este versículo fala do resgate dos crentes pelo sangue de Cristo, o que é semelhante à ideia do Cordeiro de Deus em Apocalipse 5.





Chapters: