Gálatas, 3

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Os Gálatas insensatos, quem vos fascinou (para não obedecerdes à verdade) vós, ante cujos olhos (pela minha viva pregação) foi já representado Jesus Cristo crucificado?

2 Só quero saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela submissão à fé?

3 Sois tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne ?

4 Tendes sofrido tanto (por Cristo) em vão! Se é que todavia foi em vão!

5 Aquele, pois, que vos dá o seu Espírito e que opera milagres entre vós, fá-lo porventura pelas obras da lei ou pela submissão à fé?

6 Foi o caso de Abraão: Creu em Deus, e isto lhe foi tido em conta para a justiça (Gn. 15, 6).

7 Reconhecei, pois, que os que são da fé, são (os verdadeiros) filhos de Abraão.

8 Mas a Escritura, antevendo que Deus justificaria os gentios pela fé, deu antecipadamente a Abraão a boa nova: Em ti serão benditas todas as gentes (Gn. 18, 18).

9 Aqueles, pois, que são da fé, serão benditos com o fiel Abraão,

10 porque todos os que são pelas obras da lei (procurando nela a sua justificação), estão debaixo da maldição, pois está escrito: Maldito todo o que não observar todas as coisas que estão escritas no livro da lei (Dt. 27, 26).

11 Ora é manifesto que pela lei ninguém é justificado diante de Deus, porque, evidentemente, o justo vive da fé (Hc. 2, 4).

12 Porém a lei não procede da fé, mas o que observar estes preceitos, terá nele a vida (Lv. 18, 5).

13 Cristo remiu-nos da lei, feito (ele mesmo) maldição por nós, porque está escrito: Maldito todo aquele que está pendurado no lenho (D l. 21,23); (ver nota)

14 isto, para que a bênção de Abraão fosse comunicada aos gentios em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos por meio da fé o Espírito prometido.

15 Irmãos (falo como homem), um testamento, embora seja de um homem, estando confirmado, ninguém o anula, nem lhe acrescenta (coisa alguma).

16 Ora as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. (A Escritura) não diz: Aos seus descendentes — como (se se tratasse) de muitos — mas (diz) como de um só : A tua descendência (Gn. 12, 7), a qual é Cristo.

17 Ora, eis o que eu quero dizer: o testamento, confirmado por Deus, não foi anulado pela lei, feita quatrocentos e trinta anos depois, de modo a tornar vã a promessa.

18 Em verdade, se pela lei é que vem a herança, já não vem pela promessa. Ora, foi pela promessa que Deus concedeu o seu favor a Abraão.

19 Para que é então a lei? Foi acrescentada por causa das transgressões (para as refrear), até que viesse a descendência (de Abraão), a quem tinha sido feita a promessa, e foi promulgada pelos anjos através de um mediador (que foi Moisés).

20 Ora um mediador não o é de um só; e Deus é só um.

21 Logo (replicareis) a lei é contra as promessas de Deus? De nenhuma sorte. Porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça (ou santidade) viria realmente da lei.

22 Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa fosse dada aos crentes mediante a fé em Jesus Cristo.

23 Mas, antes que a fé viesse, estávamos encerrados sob a guarda da lei, na expectação daquela fé que havia de ser revelada.

24 A lei, pois, foi o nosso pedagogo, para nos conduzir a Cristo, a fim de sermos justificados pela fé.

25 Mas, depois que veio a fé, já não estamos sujeitos ao pedagogo,

26 porque todos vós sois filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo,

27 pois todos os que fostes batizados em Cristo, revestistes-vos de Cristo.

28 Não há judeu, nem grego; não há servo, nem livre; não há homem, nem mulher: todos vós sois um só em Jesus Cristo.

29 Se sois de Cristo, sois a descendência de Abraão, os herdeiros segundo a promessa (sem necessitar para nada das cerimônias da lei).




Versículos relacionados com Gálatas, 3:

Gálatas 3 aborda o tema da justificação pela fé em oposição à justificação pelas obras da lei. Paulo argumenta que a fé em Cristo é o único meio de ser justificado diante de Deus e que a lei foi dada para mostrar a necessidade dessa fé. Os versículos relacionados com esse tema são:

Romanos 3:28 - "Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei." Esse versículo resume o argumento central de Paulo em Gálatas 3 de que a justificação vem somente pela fé e não pelas obras da lei.

Efésios 2:8-9 - "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie." Esse versículo destaca a graça de Deus como a fonte da salvação e enfatiza que a fé é o meio pelo qual recebemos essa graça, não as obras da lei.

Romanos 4:3-5 - "Pois que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida; mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça." Esse versículo usa o exemplo de Abraão para mostrar que a justificação vem pela fé e não pelas obras, pois a fé de Abraão foi imputada como justiça.

Gálatas 2:16 - "Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas sim pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada." Esse versículo reforça o argumento de Paulo em Gálatas 3 de que a justificação vem somente pela fé e não pelas obras da lei.

Filipenses 3:9 - "E ser achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé." Esse versículo destaca que a justiça não vem pelas obras da lei, mas somente pela fé em Cristo.





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