Lamentações, 5

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Lembra-te, Senhor, do que nos aconteceu; olha e vê o nosso opróbrio.

2 A nossa herança passou a estrangeiros, as nossas casas a estranhos.

3 Somos órfãos sem pai; nossas mães são como viúvas.

4 A nossa água, por dinheiro a temos bebido; a nossa lenha, temo-la comprado. Com jugo ao pescoço, somos perseguidos; estamos esgotados, não temos descanso.

5 .

6 Estendemos a mão ao Egipto e aos Assírios para nos saciarmos de pão.

7 Nossos pais pecaram; já não existem, e nós é que suportamos o castigo das suas iniquidades.

8 Escravos dominaram-nos; ninguém nos livra da sua mão.

9 Com perigo das nossas vidas íamos buscar pão diante da espada do deserto. (ver nota)

10 A nossa pele queima-se (tomou-se negra) como um forno por causa dos ardores da fome.

11 Desonraram as mulheres em Sião, as virgens nas cidades de Judá.

12 Foram pendurados pelas mãos os príncipes; não respeitaram a pessoa dos velhos.

13 Jovens foram obrigados a girar a mó, meninos caíram sob (fardos de) lenha.

14 Os anciães retiraram-se das portas, os jovens deixaram a música.

15 Extinguiu-se a alegria do nosso coração; converteram-se em luto as nossas danças.

16 Caiu a coroa da nossa cabeça; ai de nós, porque pecámos!

17 Por isto o nosso coração tornou-se dolorido, por isto se escureceram os nossos olhos,

18 porque o monte de Sião foi assolado, e por ele passeiam os chacais.

19 Mas tu, Senhor, permaneces eternamente: o teu trono subsiste de geração em geração.

20 Por que razão te hás-de esquecer de nós para sempre? Por que nos hás-de desamparar definitivamente?

21 Converte-nos, Senhor, a ti, e nós nos converteremos; renova os nossos dias (felizes), como outrora.

22 Ou rejeitaste-nos inteiramente, estás em excesso irritado contra nós?




Versículos relacionados com Lamentações, 5:

O capítulo 5 de Lamentações é uma oração do povo de Judá a Deus, pedindo misericórdia e ajuda em meio à destruição e exílio que eles estão enfrentando. Os versículos relacionados com os temas abordados no capítulo são:

Salmos 79:8-9: "Não te lembres das nossas iniquidades passadas; olha para nós, pois estamos mergulhados em grandes dificuldades. Ajuda-nos, ó Deus, salvador nosso, por causa da glória do teu nome. Livra-nos e perdoa os nossos pecados, por amor do teu nome." Assim como no salmo, o povo de Judá reconhece que seus sofrimentos são consequência de seus próprios pecados, e pedem a Deus que os perdoe e os ajude em sua aflição.

Salmos 102:1-2: "Senhor, ouve a minha oração! Que chegue a ti o meu clamor! Não escondas de mim o teu rosto no dia da minha angústia! Inclina para mim os teus ouvidos; quando eu clamar, responde-me depressa." Nesse salmo, o salmista implora a Deus que ouça sua oração em um momento de grande aflição, assim como o povo de Judá em Lamentações 5.

Salmos 74:1-3: "Por que, ó Deus, nos rejeitaste para sempre? Por que se acende a tua ira contra as ovelhas do teu pasto? Lembra-te da tua congregação, que adquiriste desde a antiguidade, e que remiste para ser a tribo da tua herança; e do monte Sião, onde habitaste. Levanta os teus passos para os lugares eternos assolados, para todo o mal que o inimigo tem feito no santuário." O salmo 74 é uma lamentação pelo templo de Jerusalém destruído pelos inimigos, assim como a cidade de Judá foi destruída e saqueada. O povo de Judá em Lamentações 5 pede a Deus que se lembre deles e restaure sua terra.

Salmos 80:14-15: "Volta-te, ó Deus dos exércitos! Olha dos céus e vê, e visita esta vinha; e protege-a, pois está sendo destruída pelo fogo; cortam-na, arrasam-na, pelo teu rosto repreendem o teu povo." Assim como o salmista pede que Deus proteja e restaure a vinha em perigo, o povo de Judá em Lamentações 5 pede que Deus restaure sua terra e proteja seu povo.

Isaías 63:15-16: "Olha desde os céus, e vê desde a tua santa e gloriosa habitação. Onde estão o teu zelo e as tuas obras poderosas? A ternura das tuas entranhas e das tuas misericórdias detêm-se para comigo. Mas tu és nosso Pai, ainda que Abraão não nos conhece, e Israel não nos reconhece; tu, ó Senhor, és o nosso Pai; o teu nome é desde a eternidade." Estes versículos expressam um apelo de súplica ao Senhor para que Ele intervenha e mostre Sua ternura e misericórdia para com o povo. Através do lamento, os autores de Lamentações reconhecem sua necessidade de Deus e sua confiança em Sua fidelidade. Da mesma forma, este versículo pede a Deus para mostrar Seu amor e cuidado pelo Seu povo, mesmo que eles possam ter se afastado Dele ou não ter uma compreensão completa de Sua vontade.





Chapters: